Comunidades definem prioridades

O último encontro do projeto Prefeito nos Bairros realizado no município de Balneário Rincão foi realizado na noite desta quinta-feira e contou com a presença de quase 200 pessoas. A reunião ocorreu no Centro Comunitário e os moradores da região central da cidade escolheram as prioridades para serem executadas. As ações selecionadas foram a centralização dos serviços de saúde na Clínica Nossa Senhora dos Navegantes, a construção de um berçário e a colocação de câmeras de monitoramento em toda a cidade. A região também elegeu oito delegados, que acompanharão e fiscalizarão a realização das obras.

O projeto Prefeito nos Bairros foi idealizado pela Administração Municipal para a realização do orçamento comunitário. O prefeito Jairo Celoy Custódio realizou oito reuniões e ouviu os moradores de todos os bairros sobre as prioridades a serem realizadas. As obras citadas serão analisadas a partir do começo do mês de julho por um conselho formado pelos delegados eleitos na reunião. “Foi o Governo indo para a rua e a população participou com força”, destaca o prefeito.

Durante as oitos reuniões, cada comunidade mostrou as suas preocupações. Na Barra Velha, os moradores querem mais atenção para o sistema de drenagem, para             que a comunidade não sofra mais com inundações. Outro pedido história é a conclusão da pavimentação asfáltica do acesso a comunidade. No bairro Pedreira, a maior necessidade é a pavimentação das ruas, tanto que ficou definido que a primeira prioridade será a pavimentação da rua Ana Maria Joaquina. Também melhorias na saúde foram cobradas, principalmente com a disponibilidade de mais um médico pediatra.

Balneário Rincão ainda não conta com nenhuma creche, tanto que em todas as comunidades foi lembrada a necessidade, mas em três localidade foram colocadas entre as três principais. Rincão Centro, Pedreira, Rincão Sul e Mirassol foram os locais onde mais foi cobrada a construção de uma creche. “Muito boa esta iniciativa do prefeito de ouvir os moradores para definir o orçamento”, ressaltou o policial militar Reginaldo Rizatki, que foi eleito delegado do orçamento no Rincão Centro.

PREFEITO NOS BAIRROS

ORÇAMENTO COMUNITÁRIO

BARRA VELHA – 06 Delegados

– Pavimentação da Rodovia de Acesso ao Bairro

– Drenagem de Valos

– Segurança – instalação de câmaras de monitoramento

PEDREIRAS – 03 Delegados

– Pavimentação Rua Ana Maria Joaquina

– Implantação de Berçário

– Conservação das ruas do bairro

LAGOA DOS FREITAS E LOTEAMENTO MILLENIUM – 06 Delegados

– Pavimentação Rua Atlântica

– Construção de Escola

– Atendimento de Saúde

LAGOA DOS ESTEVES E FAXINAL – 03 Delegados

– Construção de Posto de Saúde

– Conservação e Drenagem de Ruas

– Colocação de Lombadas

URUSSANGA VELHA – 03 Delegados

– Pavimentação (Início das Casas até Igreja Católica)

– Centro Poliesportivo (desmembramento)

– Capela Mortuária

RINCAO SUL – 04 Delegados

– Pavimentação Rua Antônio Manoel Machado

– Drenagem do Valão

– Creche

MIRASSOL – CHICO DO POÇO

CONDOMÍNIO DEOBALDO PACHECO – 03 Delegados

– Centro Multiuso Saúde e Assistência Social.

– Drenagem, Câmara de Segurança e Muro no Condomínio Deobaldo Pacheco.

– Centro Comunitário no bairro Chico do Poço

Rincão Centro

– Prestação dos serviços de saúde na Clínica Nossa Senhora dos navegantes

– Construção de uma creche