Prefeito entrega plano na Câmara

O prefeito de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio entregou na tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores o Plano de Saneamento Básico. O projeto foi realizado pela Funasa, que contou com o estudo técnico realizado pela equipe da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Esteve junto com o prefeito na entrega o gestor do Planejamento do município, engenheiro civil Nestor Back, que explicou a importância do documento para futuros investimentos em Balneário Rincão. O presidente da Câmara, Jorge Amorin Costa, prometeu empenho para analisar o documento e aprovar em no máximo 75 dias.

O Plano Municipal de Saneamento Básico rege as diretrizes e as metas para os próximos 20 anos. Para elaboração do plano foi necessário a realização de um estudo com o levantamento da população, esgoto gerado, entre outros itens importantes. Em Santa Catarina, nos municípios com menos de 50 mil habitantes, 127 não possuem projeto de esgoto. No Estado, apenas 13 não possuem Plano de Saneamento Básico, ainda aprovado, incluindo Balneário Rincão.

Na entrega do documento, o prefeito Jairo Custódio ressaltou a importância de o plano ser aprovado para que Balneário Rincão possa contratar um projeto de Saneamento Básico. A aprovação do documento possibilitará o município de realizar obras como a implantação de uma rede pluvial, coleta e tratamento dos resíduos sólidos, rede de tratamento e distribuição de água e da rede de tratamento de esgoto.