Balneário Rincão sedia encontro dos Encantos do Sul

Balneário Rincão foi sede, nesta sexta-feira, dia 14, da reunião da Instância de Governança Encantos do Sul. Gestores públicos e atores privados do turismo do Sul de Santa Catarina discutiram temas e propostas para a expansão do setor de forma integrada. O encontro foi realizado no Pavilhão onde está sendo realizada a Festa da Tainha. O prefeito de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio recepcionou todos os participantes.

O presidente da Instância de Governança Encantos do Sul Adilson Silvestre avaliou positivamente a realização do evento pelo número de municípios representados. Segundo ele, o encontro serve para discutir o turismo de forma regional. As pautas discutidas foram a Rota da Baleia Franca e a parceria do Aeroporto Regional de Jaguaruna com toda a região para reservar um espaço, onde podem ser divulgados os pontos turísticos de todos os municípios. Outra parceria firmada no encontro foi com a Unisul de Tubarão, que irá coordenar o portal turístico do Encantos do Sul.

Após as discussões das pautas principais, todos os representantes dos municípios tiveram espaço para falarem dos seus calendários de eventos e convidaram os presentes para conhecerem os seus municípios. “Além do bom nível da reunião, a acolhida aqui no Balneário Rincão foi fabulosa”, pontou Silvestre. Durante o encontro foi anunciado que o Secretário Municipal de Turismo de Gravatal Fabrício de M. Medeiros, começou a fazer parte do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.

O presidente do Colegiado de Turismo da Amrec, Juarez Fogaça, que também é secretário de Turismo de Cocal do Sul destacou que a Região Sul tem muitos pontos turísticos a serem explorados, até por ser uma região que possui serra, praias e uma vasta gastronomia. Precisamos pensar o turismo de forma mais ampla, para que o visitante que chegue na região possa ficar mais dias para conhecer todas as nossas potências”, ressalta Fogaça.

A diretora de Cultura de Balneário Rincão Anália Lima e o professor Luiz Fernando Casagrande, que presidente da Comissão Organizadora da Festa da Tainha, reforçaram o convite aos presentes para participarem da Festa, que segue até domingo, dia 16.