Descontração marca encerramento do Projeto Rondon

A Operação Caminhos do Sul realizada em 22 municípios da região Sul do Estado chegou ao final na manhã deste sábado, em Braço do Norte, quando os acadêmicos que estavam em municípios diferentes se reuniram para fazer uma avaliação dos trabalhos e voltar para casa. Foram dez dias de muitos estudos e oficinas com diversos segmentos da sociedade. No Balneário Rincão, os estudantes fizeram o encerramento na sexta-feira com presença do prefeito Jairo Celoy Custódio, do vice-prefeito Luiz Gustavo Laurindo e do secretário de Educação do município Adroaldo Faraco.

Além dos acadêmicos da Udesc, o Projeto Rondon contou com a participação de estudantes de outras instituições. Estiveram em Balneário Rincão, alunos da Udesc de Joinville, de Laguna, Balneário Camboriú, Lages e Caçador, além de representantes do Instituto Federal de Porto Alegre e do Instituto Federal do Paraná, campus da cidade de Palmas. Ao todo, em Balneário Rincão, foram realizadas 30 oficinas com cerca de três mil pessoas alcançadas. As oficinas realizadas foram de robótica, artesanatos, artes e aulas lúdicas com as crianças dos Centros de Educação Infantil e artesanatos com os Clubes de Mães e da Terceira Idade.

Os estudantes também realizaram atividades com os pescadores, participando na prática de pescaria com redes artesanais na Praia do Torneiro. “Houve uma verdadeira troca de conhecimentos, pois trouxemos nosso aprendizado de dentro da sala de aula para mostrar aqui na comunidade e estamos levando um pouco da cultura e dos costumes dos moradores de Balneário Rincão”, explicou o acadêmico de Engenharia Civil da Udesc de Joinville, Rafael Grolli Machado, que coordenou a equipe que esteve no Balneário Rincão.

O secretário de Educação Adroaldo Faraco enalteceu que os objetivos da operação foram alcançados, pois os estudantes mostraram para a população de Balneário Rincão o que eles têm aprendido em sala de aula. No encerramento do cerimonial, os estudantes presentearam o prefeito, o vice-prefeito e o secretário de educação com objetos usados nas oficinas. Já om município presenteou os acadêmicos com a bandeira, que eles defenderam por dez dias. “Foi muito proveitoso a presença dos acadêmicos da Udesc em Balneário Rincão, pois mostraram um pouco do cotidiano em sala de aula e também aprenderam com a nossa população”, ressalta Faraco.