Balneário Rincão elege dois delegados para Conferência Estadual

Balneário Rincão elegeu dois delegados para a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Representarão o município em Florianópolis, nos dias 19 e 20 de setembro, o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Balneário Rincão Gilberto Taraskevícius, na modalidade usuário, e a dentista Simone da Silveira, na modalidade gestora. A Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde contou com representantes de 63 municípios de todo o Sul do Estado. No total foram eleitos 48 delegados, com Balneário Rincão ficando com duas vagas.

A Vigilância em Saúde é para reforçar e acompanhar as ações de vigilância como a Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e em Saúde do Trabalhador. A conferência realizada na Unesc teve como eixo principal de discussão a política nacional de vigilância em saúde e o fortalecimento do SUS como direito a proteção e promoção da saúde do povo brasileiro.

Os outros eixos foram o lugar da vigilância em saúde no SUS; responsabilidade do Estado e dos Governos com a vigilância em Saúde; saberes, prática, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde; e vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.