Balneário Rincão conta com grupo de A.A.

O alcoolismo tem destruído a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que não procuram ajuda para deixar de beber. No Balneário Rincão, as pessoas que precisam desta orientação podem procurar o Grupo dos Alcoólicos Anônimos (A.A.), que se reúnem todas as sextas-feiras, a partir das 19h30min. A dinâmica dos encontros é baseada em depoimentos de integrantes do grupo que lutaram e conseguiram deixar de beber.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres voluntários, vindo de todas as camadas sociais, que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, não havendo necessidade de pagar taxas ou mensalidades. Estima-se que hoje existam cerca de 117 mil grupos e mais de 2 milhões de membros em 180 países. No Brasil, temos cerca de 6 mil grupos.

O programa de A.A. é de total abstinência do álcool. Os membros simplesmente evitam o primeiro gole, um dia de cada vez. A sobriedade é mantida através de compartilhar de experiências, forças e esperanças nas reuniões de Grupos e através dos 12 passos sugeridos para a recuperação do alcoolismo.

O anonimato é o alicerce espiritual de A.A. Ele leva o grupo a governar-se, mantendo os princípios acima das personalidades. “Somos uma sociedade nivelada. Empenhamo-nos em tornar conhecido o nosso programa de recuperação, não os indivíduos que dele participam; o anonimato, em nível de mídia, significa segurança para o A.A. como um todo, especialmente ao recém-chegado, garantindo que sua ligação com o A.A. não seja revelada”, explica um dos integrantes do Grupo de A.A. de Balneário Rincão.

As reuniões do A.A. geralmente consistem das palavras de um coordenador mais dois ou três oradores que compartilham suas experiências e relatos sobre suas histórias de alcoolismo e suas recuperações em A.A. Algumas reuniões são realizadas com o propósito específico de informar ao público não alcoólico a respeito de A.A. Médicos, membros do clero e funcionários públicos em geral são convidados. Reuniões fechadas são unicamente para participações de alcoólicos.

Já as reuniões de recuperação são abertas ao público. “Assim, o próprio alcoólico que busca ajuda como também seus co-dependentes: esposa, filhos, mãe, pai, irmão, enfim, todos aqueles com quem o alcoólico convive e causa sofrimento podem e devem assistir as reuniões para conhecerem a doença do alcoolismo. Lembrando que o alcoolismo é uma doença progressiva, incurável e leva à loucura ou a morte prematura”.