Comissão ajudará no Censo Agro 2017

Os representantes do IBGE estiveram na tarde desta quinta-feira no Balneário Rincão para a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística para que seja efetuado o Censo Agro 2017. A Comissão fará o acompanhamento das etapas das operações censitárias na fase de preparo da operação de campo, durante a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares. Também servirá de apoio para o bom andamento das atividades, bem como para a solução de eventuais dificuldades, tomando as providências pertinentes ou informando o representante do IBGE nos casos de maior complexidade, visando a melhor qualidade da cobertura da coleta de dados no município. A comissão formada para acompanhar o Censo Agro 2017, será a mesma que dará apoio ao Censo Demográfico em 2020.

A Comissão é presidida por um representante do IBGE e composta por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como entidades de classe, instituições públicas ou privadas e outros representantes da sociedade civil organizada. Mesmo após a realização do Censo Agropecuário 2017, a Comissão deve continuar sua atuação no município visando o aproveitamento das informações que são sistematicamente produzidas pela IBGE, dentro do escopo da gestão e planejamento municipal.

O Censo Agro começo no dia 1º de outubro deste ano. A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criações de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformações de produtos agropecuários. Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terra, entre outros dados do setor.

A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 2018 sobre a quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal. Gustavo Perez Lemos, coordenador do Censo Agropecuário da Região de Criciúma foi quem comandou as ações da reunião realizada em Balneário Rincão.