Grupo tem caminhada orientada

Balneário Rincão tem 12.403 habitantes conforme o censo divulgado pelo IBGE. Desta população, mais de 30% são da terceira idade. Para buscar qualidade de vida, o município possui alguns projetos visando a participação de todos. A caminhada orientada é uma das opções oferecida para toda população. As atividades são realizadas nas segundas, quartas e quintas-feiras, sempre pela manhã.

As atividades começam com a professora de Educação física Ana Paula aplicando exercícios de alongamento, porém antes é aferida a pressão arterial de todos os integrantes. Após os exercícios de alongamento, os idosos seguem até a Lagoa do Jacaré, onde realizam a caminhado, sempre com os olhares atento da professora. No fim da caminhada, são realizados os mesmos procedimentos, com alongamentos e aferição da pressão arterial. “Mais próximo do verão costumamos variar o local da caminhado com opção da beira mar”, explica a professora Ana Paula

Segundo a professora, as atividades trazem melhoras e os participantes mesmo relatam que ficam mais felizes, diminuem as dores, principalmente nas articulações e chegam a diminuir o uso de medicação, principalmente os ansiolíticos, pois conseguem dormir com mais facilidade. A professora completa que as caminhadas proporcionam maior socialização entre os participantes. “Os idosos ficam muito sozinhos em casa, e com as atividades eles têm contatos com outros integrantes do grupo. A caminhada também ajuda no controle da depressão, ansiedade e insônia”, ressalta Ana Paula.