SPU finaliza seminários sobre Projeto Orla

Proporcionar um crescimento ordenado e sem agredir o meio ambiente, é a proposta do Projeto Orla, que está sendo implantado no Balneário Rincão. E para que esta iniciativa seja aplicada e esteja de acordo com as necessidades da população, que o município vem realizando diversos seminários nas comunidades do município. Durante todo o dia deste sábado (29), os últimos seminários foram realizados na Plataforma Norte e no bairro Barra Velha.

A iniciativa do Projeto é do Ministério do Meio Ambiente, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em parceria com Estados e Municípios. E o objetivo é pensar nos espaços que pertencem a união e que estes cumpram a função socioambiental.

O prefeito Décio Góes afirmou que o município está empenhado em tornar a cidade cada vez melhor. “As pessoas têm que entender que esta ideia é para projetarmos a nossa cidade para daqui uns 20 anos. Preservando sempre o nosso meio ambiente”, destaca o chefe do executivo.

A representante da SPU, Adelina Cristina Pinto, a Kika, explicou para os participantes o que são as áreas que pertencem a União e suas especificações. “É muito importante a participação da sociedade civil neste processo. E por isso estamos aqui realizando estas conversas para que as pessoas entendam como vai funcionar o projeto”, comenta.

Ela ainda destacou a importância de projetos como este nas cidades do país. “Nós entendemos que os municípios precisam se desenvolver, mas é necessário preservar o nosso meio ambiente. E por isso vamos discutir que estes espaços sejam preservados”, afirma.

Para o empresário Valmor José da Silva, este projeto vai agregar muito ao município. “Eu vejo que é de grande importância esta iniciativa. Com isso, a nossa cidade está saindo na frente. E com exemplos como este é que vamos tornar o nosso município cada vez melhor”, comenta.

Oficinas de trabalho

A próxima etapa será a realização de oficinas de trabalho, onde serão convidados entidades e cidadãos do município para propor ideias para ajudar na implantação do Projeto. Estas reuniões devem ser agendadas a partir do mês de abril.

O geólogo, que vai comandar as oficinas, é Pedro Nasser, que trabalha há 10 anos com licenciamento ambiental. “Esta orla deste Balneário é exposta, não tem áreas protegidas. E por isso vamos levantar como está sendo a ocupação nestes espaços”, comenta.

Ele ainda destaca que as entidades serão convidadas a participar, sendo que apenas alguns representantes de cada órgão vão participar das oficinas. “É importante que a comunidade traga as suas reivindicações e propostas. Porque é uma forma democrática, onde todos vão poder colaborar com o processo. A orla tem espaço para todo mundo e é assim que vai continuar a ser”, enfatiza.

O produto final é o Plano de Gestão Integrada, onde estarão todas as propostas viáveis que foram discutidas e aprovadas pelos órgãos competentes. “Também vamos ter que trabalhar com a realidade, para ver se tem público ou se não vai agredir o meio ambiente”, completa.