Balneário Rincão lança sistema de videomonitoramento

O município de Balneário Rincão passou a contar a partir desta sexta-feira, dia 15/09, com o sistema de vídeo monitoramento. O projeto prevê a instalação de 30 câmeras em todo o município. Os locais onde estão sendo instalados os equipamentos foram escolhidos após estudo realizado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Conseg e administração municipal. As primeiras câmeras já começam a funcionar nesta sexta-feira. Ao longo dos próximos dias serão instaladas todas as previstas conforme o levantamento. O projeto está sendo trabalhado pelo prefeito Jairo Celoy Custódio desde o começo da administração. “Não vamos resolver o problema de segurança, mas queremos contribuir com a diminuição da criminalidade”, declarou o prefeito.

Alguns pontos estratégicos definidos são os trevos de entrada do município no bairro Pedreira e no trevo de acesso da zona Sul. No Centro também terá câmeras no trevo de entrada da avenida Leoberto Leal e próximo as escolas do município. “Todos os bairros terão o equipamento instalados”, garante o prefeito. O policial civil Leandro Klug, responsável pela delegacia de Balneário Rincão, detalhou que o sistema é extremamente necessário para a resolução dos crimes. Segundo ele, neste primeiro momento, o criminoso que pode ser flagrado irá pensar duas vezes antes de cometer o delito. “Se a cidade estiver equipada, os suspeitos evitarão cometer os crimes e a tendência é saírem para outras regiões”, prevê o policial.

O presidente do CDL de Balneário Rincão, Rogério Cardoso, ressaltou que a administração está dando um passo fundamental no que o município necessita. “A instalação destas câmeras vai trazer uma maior sensação de segurança e irá atrair mais pessoas a passar a temporada no Rincão e até fazer com que mais pessoas escolham o município para morar em definitivo”, destaca Cardoso. O vice-prefeito Luiz Laurindo falou que esteve em uma reunião sobre segurança nesta semana em Içara e que muitos apontavam Balneário Rincão como vulnerável. “A instalação dos equipamentos não vai resolver, mas irá ajudar a diminuir a criminalidade”, enaltece o vice-prefeito.

O presidente do Legislativo, Jorge Luiz Amorin Costa, o Mosquito, aponta que as Câmeras irão dar uma inibida na ação dos criminosos. “Não vai eliminar o problema, mas vai dar mais visibilidade para a polícia realizar as ações”, explica o presidente da Câmara de Vereadores. Também o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Balneário Rincão, Gilberto Taraskevicius, colocou que finalmente o município ganhou um projeto de monitoramento. Segundo ele, esta iniciativa já havia sido cobrada da administração anterior, mas que somente agora a solicitação foi atendida. “Queremos que seja testada, aprimorada e estendida para todas as localidades. Isto é importante para toda a comunidade”, pontuou Taraskevicius.