Rincão conta com duas Farmácias Populares

Além da Farmácia Municipal, que abastece as Unidades de Saúde de Balneário Rincão, o acesso aos medicamentos também é permitido através das duas farmácias populares, disponibilizadas no município através uma parceria do Governo Federal com o setor privado varejista farmacêutico. Conforme a secretária de Saúde, Maria Teresa Zanini, o programa Farmácia Popular do Brasil tem suprido a falta de alguns medicamentos que, vez ou outra, surge nos postos. Além disso, as farmácias estão localizadas em pontos estratégicos do município, facilitando a locomoção de alguns moradores.

Tanto a Farmácia Paraná, localizada no centro do município, quanto a Farmácia Santa Catarina, em Pedreiras, nas margens da SC-445, dispõem do programa. Para retirar os medicamentos, os pacientes devem levar a receita médica e documentos de identidade e CPF. Somente o cidadão a quem a receita foi destinada poderá solicitar os remédios nas farmácias populares.

Recentemente, três medicamentos ficaram em falta nos postos de saúde do Rincão e de toda a região: metformina, enalapril e glibenclamida. Todos estão disponíveis nos depósitos das farmácias populares do município. “Eles estão em falta por que o laboratório que venceu a licitação, na Cisamrec, não está fornecendo. O problema deve ser solucionado em breve, mas enquanto isso os cidadãos poderão direcionar-se até as farmácias populares”, esclarece a farmacêutica da Farmácia Municipal do Rincão, Natércia Dal Bó Martinello.

Cada farmácia popular do município atende, em média, dez pessoas por dia. A lista dos medicamentos pode ser acessada através do site do Ministério da Saúde (www.portalsaude.gov.br). As receitas são válidas por até quatro meses, dependendo do medicamento.

Secretaria busca solução para a falta de médicos

Mesmo com os constantes anúncios dentro e fora da região, a falta de profissionais médicos ainda é uma realidade em Balneário Rincão. Mesmo assim, um rodízio entre aqueles que estão no quadro está sendo cumprido todos os dias para não prejudicar o atendimento à população. Serviços como odontologia, psicologia e pediatria estão sendo oferecidos em todas as unidades, pelo menos duas vezes por semana. “Pedimos compreensão dos moradores, já que é um problema que foge da nossa governabilidade. Esperamos e estamos nos empenhando para que o problema seja resolvido logo”, garantiu o prefeito Décio Góes.