Saúde faz evento em alusão ao setembro amarelo

A cor amarela predomina em algumas unidades de saúde de Balneário Rincão. Como o mês de setembro é dedicado ao trabalho de prevenção ao suicídio, no município algumas ações estão sendo realizadas para orientar a população. Neste sábado, a equipe de Saúde com o apoio do NASF estará no Centro na parte da manhã levando orientação sobre as principais causas que levam uma pessoa ao suicídio.

A psicóloga Gabriela Mendes Rodrigues, integrante do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e que atende no Ambulatório de Saúde Mental, destaca que também durante todo o mês de setembro, as unidades de saúde colocaram uma sala de espera, onde a equipe procurou atender os pacientes que frequentam o ambulatório de saúde mental. Ainda no dia 26 setembro, próxima terça-feira, a Secretaria de Saúde com o apoio do NASF trará a psicóloga Ana Losso para fazer uma palestra no Salão Paroquial, às 14 horas. “Estamos convidando para a palestra os grupos da Terceira Idade, os Clubes de Mães e os usuários do Ambulatório da Saúde Mental”, explicou a psicóloga Gabriela Mendes Rodrigues.

Na Lagoa dos Freitas, a equipe decorou a unidade de saúde com a cor amarela. O enfermeiro responsável pela unidade, Júlio Garcia, explicou que a iniciativa foi para chamar a atenção das pessoas que frequentam o local da necessidade do alerta para contra o suicídio. Júlio ressaltou que as agentes de saúde são orientadas para prestarem atenção nos atendimentos do dia a dia junto das famílias. Ele apontou um caso em que uma das casas de abrangência da unidade de saúde, estava sempre fechada, com a moradora demonstrando buscar o isolamento. Através do levantamento da agente de saúde, a equipe realizou visita domiciliar e aos poucos a mulher começou a apresentar melhoras e a conviver junto da comunidade. Em Balneário Rincão, o Ambulatório de Saúde Mental atende mais de mil usuários com diversos tratamentos.