Culto ecumênico marca aniversário da cidade

Na manhã desta terça-feira, dia 03/10, o Balneário Rincão comemorou 14 anos de emancipação. O município foi criado com a lei 12.668 aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique da Silveira. Um dos líderes da Comissão Emancipacionista, o prefeito Jairo Custódio fez um relato de toda a luta de Balneário Rincão até ter o município instalado em 1º de janeiro de 2013.

Segundo o prefeito, a data de hoje é muito importante. Ele conta que quando se elegeu vereador por Içara no ano de 2000 traçou três metas, que eram a construção de uma escola municipal, a criação de um distrito industrial e como missão especial lutar pela emancipação do então distrito de Balneário Rincão. Custódio primeiro falou da criação da comissão, que contou com lideranças do município de diversas siglas partidárias como o então sub-prefeito Naelti Viana e o empresário Nilton Cardoso.

Ele relatou que foram três anos de muito trabalho com muitas idas e vindas de Florianópolis para convencer o Governo do Estado, os deputados estaduais e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para que criado o município. “Até que o TRE autorizou a realização do plebiscito, mas com a participação dos moradores de todo o município de Içara”, recorda-se o prefeito. Mesmo com os ares de uma eleição, já que a ida nas urnas dos eleitores de Içara foi obrigatória, a emancipação foi aprovada com 52,5% dos votos, sendo 12.500 favoráveis e um pouco mais de 11 mil contras.  “Nessa votação o Balneário Rincão foi consagrado com a independência de Içara”.

Quando os moradores já se preparavam para as eleições em 2004, eis que surge uma ação direta de Inconstitucionalidade do Tribunal Superior Federal de Brasília (TSF) contestando a criação de Balneário Rincão. A alegação do TSF era de que a Lei de Emancipação de Santa Catarina não seguia as regras da Constituição Federal. “Iniciamos mais uma grande batalha iniciamos com a comissão mais uma vez se reunindo e lutando até o ano de 2011, quando o ministro do STF Marco Aurélio aprovou a PEC da Emancipações e podemos marcar as eleições para 2012 em Balneário Rincão”, ressaltou o prefeito.

Jairo Custódio encerrou a fala enaltecendo que o município vai crescer muito, por acreditar na cidade em que ajudou a criar. “Somente neste ano já conseguimos mais de R$ 8 milhões para a realização de obras. Eu e o vice-prefeito Luiz Laurindo estamos focados em atender bem a população de Balneário Rincão”, pontuou Custódio. A cerimônia terminou com a Associação Coral de Balneário Rincão cantando os parabéns para o município e o corte do bolo que foi servido para todos os presentes. As comemorações seguem em outubro com programação de eventos em todos os fins de semanas.

Programação de aniversário

9 horas – abertura da Rua do Lazer