Profissionais da Assistência Social receberão capacitação

A Assistência Social de Balneário Rincão realiza na próxima semana uma capacitação para os funcionários da secretaria. O objetivo é instruir os profissionais que vão trabalhar no Serviço de Convivência e Fortalecimento d Vínculos, onde o público alvo são jovens entre seis e 17 anos. O projeto, que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares.

Entre os profissionais da secretaria, quatro vão trabalhar diretamente neste projeto. “Teremos pessoas que trabalham com atividades físicas, artes e também uma psicóloga que trabalhará com estes jovens”, comenta a assistente social Priscila Schacht Cardozo.

Os participantes do programa vão participar de atividades no contraturno escolar, no espaço onde funcionava o antigo PET, no bairro Pedreiras. “Neste período eles vão participar de oficinas de cidadania, esportes e artes”, explica a assistente social.

Para Priscila, o trabalho tem como principal objetivo introduzir os jovens que se encontram em uma realidade de vulnerabilidade social, em um mundo de oportunidades. “Com os trabalhos que serão realizados, vamos oferecer a estes jovens algumas alternativas para que eles cresçam e tenham mais perspectiva de um futuro melhor”, avalia.

Depois desta capacitação, os profissionais vão a campo para realizar os trabalhos junto às famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Hoje estão cadastrados no programa mais de 40 grupos familiares.

Cronograma:

07/04/2014

Manhã (8h às 12h)

Tema: Politica de Assistência Social – LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social

Tarde (13h às 17h)

Tema: Proteção Social Básica

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Pedreiras)

08/04/2014

Manhã (8h às 12h)

Tema: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 17 anos

Tarde (13h às 17H)

Tema: Proteção Social Especial (média e Alta Complexidade)

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Pedreiras)