Abertas as matrículas na rede municipal de ensino

As matrículas da rede municipal de Ensino começam nesta segunda-feira. Hoje e amanhã serão realizadas as rematrículas. Já dos dias 22 a 24, será a vez das matrículas novas. A Secretaria de Educação de Balneário Rincão vai garantir a matrícula dos educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assegurando-lhes acesso, permanência na escola. O gestor da pasta da Educação, Adroaldo Faraco, destaca que a Administração quer contribuir para o progresso da qualidade social da educação, promovendo um ensino de qualidade aderindo à proposta curricular promovida e construída pela Secretaria de Educação em conjunto com as diretoras das escolas. “Vamos levantar nas comunidades o número de crianças com idade escolar, cujos pais não tenham solicitado matrícula em nenhuma escola, a fim de conscientizá-los do dever constitucional de matricular seus filhos”, enaltece Faraco.

A secretara ainda tem por objetivo elaborar levantamento de alunos para participar da Escola de Férias, que é realizada em janeiro com objetivo principal de atender aos pais que trabalham, deixando seus filhos aos cuidados da escola, onde promovem atividades pedagógicas, lúdicas, brincadeiras e práticas desportivas, explorando os esportes de verão, passeios, entre outras.

Faraco explica que no ato da matrícula, será priorizado o estudante que mora perto da escola, respeitando o zoneamento e com endereço comprovado, por meio de fatura de água ou luz. Segundo ele, independente do segmento de ensino, a organização do atendimento para a efetivação da matrícula em todas as escolas da rede municipal obedecerá como critério a ordem de chegada. “Quem não conseguir efetivar a matrícula nesta semana terá um novo período em fevereiro”, pontua.

O edital coloca que serão aceitas matrículas por transferência em todo o decorrer do ano letivo, se houver vaga, devendo ser emitido atestado de vaga para a escola onde está estudando. “Para a matrícula por transferência será necessária a apresentação do comprovante de escolaridade no respectivo ano e, quando em curso, apresentar, também, o comprovante de frequência e registros referentes ao aproveitamento escolar”, ressalta o gestor da pasta de educação.

Documentação exigida para rematrícula

Comprovante de residência atualizado (Fatura de água ou energia)

Cópia do Cartão NIS/ Bolsa Família, caso receba o benefício. Este por sinal deve ser cobrado no ato da rematrícula e/ou matrícula nova, para informações da frequência escolar junto ao Ministério de Desenvolvimento Social – Programa Bolsa Família, (a falta desde pode ocasionar a perda do beneficio) e aos demais sistemas que a Secretaria de Educação utiliza.

Atualização dos dados de telefones, carteira de vacinação, declaração de trabalho atualizada, cartão SUS

– Demais documentos necessários para a utilização do cadastro, lembrando ainda que todos devem estar legíveis, e que é de extrema responsabilidade dos pais a entrega desta documentação. O aluno que não estiver com a documentação em dia perderá o direito pela vaga.

– Comprovante de trabalho ou declaração de trabalho (para os alunos integrais)

Matriculas novas

– 1 Foto 3X4

– Certidão de Nascimento

– Carteira de Identidade

– CPF

– Carteira de Vacinação

– Cartão SUS

– Comprovante de residência atualizado (fatura de água ou energia)

– Cartão Bolsa família

– Cartão NIS dos pais e do aluno, caso tenham.

– Telefones de contato (o máximo de contatos possíveis).

– Comprovante de trabalho ou declaração de trabalho (para os alunos integrais)