Criada oficialmente paróquia de Balneário Rincão

Centenas de pessoas das oito comunidades católicas de Balneário Rincão participaram, na noite de sexta-feira, 02 de fevereiro, da elevação da Paróquia São Francisco de Assis, como a 34ª paróquia da Diocese de Criciúma, criada e instalada pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Tomou posse como pároco, o padre Bento Ailton Zilli, que até então exercia a função de responsável pela Área Pastoral de Balneário Rincão. Uma procissão com as imagens do Padroeiro e de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da comunidade Centro, foi realizada tendo por ponto de partida o Oratório Menino Jesus de Praga, futura comunidade da paróquia.

Antes da procissão de entrada, a assembleia acolheu com devoção a imagem de Nossa Senhora sobre a embarcação, seguida pela apresentação das comunidades, com crianças vestidas como seus santos padroeiros, e pela acolhida da imagem do padroeiro São Francisco de Assis. A leitura do decreto de criação da nova paróquia foi proferida por padre Maxssuél Mendonça, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara, à qual antes pertenciam as comunidades da nova paróquia, e a leitura da provisão de pároco, feita pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio. A missa também foi concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do bairro Pinheirinho (Criciúma), padre Dorival Zanette (rcj). Durante a celebração, alguns símbolos foram trazidos por lideranças leigas, como o evangeliário e a estola roxa, as chaves da igreja e também uma rede com sandálias, marcando a nova missão de padre Bento Zilli.

Em sua homilia, Dom Jacinto falou da alegria que tem como Bispo da Diocese de Criciúma em criar paróquias quase todos os anos, desde que assumiu a missão a frente da Igreja diocesana, a fim de que ela possa estar mais próxima do povo de Deus. Dom Jacinto também recordou a festa da Apresentação do Senhor e a Purificação de Nossa Senhora e, ao referir-se ao padroeiro da nova paróquia instalada, afirmou que São Francisco de Assis é um dos santos mais amados e venerados no mundo inteiro. Na ocasião, o epíscopo elogiou o trabalho feito pelo pároco, padre Bento, que construiu um painel feito em mosaico sobre o presbitério, que ilustra Jesus caminhando sobre as águas (há alguns anos, padre Bento concluiu sua especialização em Arte em Mosaico, no Centro Aletti, em Roma).

Após acolher as palavras do Bispo, padre Bento também fez Agradecimentos a Dom Jacinto, pela atenção dada às comunidades do litoral e os encaminhamentos, junto ao Conselho de Pastoral, para a criação da nova paróquia. Segundo ele, desde que a notícia de que uma nova paróquia seria criada, o entusiasmo tomou conta dos corações de lideranças e de todo o povo, com a ideia acolhida e rezada em todas às comunidades.

Segundo padre Bento, “ser uma rede de comunidades alicerçada na Santíssima Trindade como modelo de comunhão e participação” é o desafio que a paróquia irá perseguir e reafirmou a continuidade, na organização e no atendimento de forma igualitária a todas as comunidades. A formação dos agentes de pastoral, os cuidados com a vivência e orientação da fé do povo e a prática da caridade serão os alicerces da nova paróquia que assumiu como prioridade uma Igreja discípula missionária iniciando pelos Grupos Bíblicos em Família. O pároco disse que as estruturas físicas são necessárias, porém, neste primeiro momento, é a vida pastoral que deve se atender. Ao final de sua fala, padre Bento agradeceu o apoio da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara, por todos os serviços prestados até mesmo durante à caminhada enquanto Área Pastoral.

“Obedientes ao mandato do Senhor, lançaremos as redes em águas mais profundas. Não é à toa que o grande símbolo de nossa paróquia é o mar. Somos um balneário. E faremos lançar as redes, sem medo. Sabemos que a ternura da Mãe de Jesus e nossa Mãe nos acompanhará como Senhora Aparecida ou Senhora dos Navegantes; a bênção de São Brás nos dará uma garganta firme para anunciar as maravilhas do Senhor, louvando e bendizendo; a fortaleza de São Sebastião e a coragem de São Jorge nos manterão firmes; a caridade de Santo Antônio nos ajudará a produzir bons frutos e a perseverança de Santa Rita nos lembrará que muito podemos naquele que nos fortalece; Sagrada Família será o exemplo das virtudes para as nossas famílias e a simplicidade do Menino Jesus – Deus Conosco será o nosso caminho. E é claro, o espírito de fé, de vida testemunhada em Cristo de São Francisco de Assis vai nos lembrar constantemente que devemos ser instrumentos da paz e fazedores do bem, onde quer que Deus nos coloque nesta paróquia. Que assim seja! Que Deus nos abençoe e São Francisco rogue sempre por nós!”, concluiu o novo pároco, ao referir-se a intercessão dos santos padroeiros das comunidades que congregam a paróquia.

Ao final da missa, bispo e pároco foram presenteados com as imagens do padroeiro São Francisco e receberam o carinho da assembleia. Os ritos finais contaram com a tradicional bênção das velas. Após a missa, todos foram recepcionados no salão de festas para um coquetel de confraternização.