Balneário Rincão apresenta números positivos

Os moradores de Balneário Rincão passam por um momento de mais confiança nos órgãos de segurança. Mesmo ainda sendo registrados ocorrências de furtos e roubos, os moradores têm enfrentado o problema junto com a polícia. No município estão em funcionamento sete núcleos da rede de vizinho, que vem ajudando a combater a criminalidade. Pelo balanço realizado pela Polícia Militar, houve uma considerável melhora na temporada 2016/2017 foram registradas 46 ocorrências de furtos, já nesta temporada este número caiu para 33 casos, com redução de 30%.

Outros números que mostram a melhora no índice de criminalidade são a diminuição dos flagrantes de tráfico de drogas, que em 2016/2017 teve 11 ocorrências e em 2017/2017 caiu para 6 registros. Neste ano não teve nenhum homicídio, também não foi registrado nenhum furto qualificado, contra dois da temporada passada. Neste verão, foram conduzidas 41 pessoas em flagrante para a delegacia, já em 2016/2017 foram 46. “Muitos fatores contribuíram para a diminuição da criminalidade como a instalação das câmeras de vídeomonitoramento”, explicou o comandante da Polícia Militar de Balneário Rincão sargento Rafael Steinert.

O comandante da PM explica ainda que também não houve nenhuma ocorrência nos eventos realizados durante a temporada, pois a Administração se preocupou com a segurança convocando a Polícia Militar para estar presente e contratando segurança privada. Outro fator preponderante levantado pelo Sargento foi o fato da Polícia Militar ter reforçado o contingente com polícias de outras regiões durante a operação veraneio com a PM se fazendo presente por todo o município e em todos os eventos.

O prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, também está colocando foco na segurança da população do município. Segundo o prefeito, para Balneário Rincão voltar a trilhar o caminho do desenvolvimento, mas para isso precisa ganhar a confiança dos turistas e veranistas, além da população fixa. “Somente vamos conseguir atrair turistas para o município mostrando uma imagem de um município seguro”, destaca o prefeito. Neste primeiro ano de mandato, Custódio já tomou algumas medidas como a instalação das câmeras de videomonitoramento. “Nesta primeira etapa instamos 30 câmeras e alguns moradores já estão nos procurando para a instalação de mais que estão sendo adquiridas pela iniciativa privada”, pontua o prefeito.

Rede de vizinho – Um dos fatores quem tem ajudado no combate à criminalidade é o funcionamento do programa Rede de Vizinho. Em Balneário Rincão, sete redes estão em funcionamento. De acordo com o comando da Polícia Militar, uma das mais ativas é a da Associação de Moradores da Costa da Lagoa dos Esteves, onde o grupo está em constante interação. Um dos casos recente foi no começo do mês de fevereiro, quando uma quadrilha tentou entrar em algumas casas. Os vizinhos perceberam e acionaram o grupo, que também tem um policial militar. A Polícia conseguiu evitar a ação dos bandidos.

Além de trabalhar a questão da Segurança, a Rede de vizinho da Costa da Lagoa também realiza trabalhos comunitários como um mutirão realizado para a limpeza da lagoa, colocação de placas, sinalização e banheiros químicos. A presidente da Associação, Maria da Glória, explica que os moradores estão unidos para lutar por melhorias e ajudar na proteção das casas. Uma das iniciativas do grupo é a arrecadação de valores para a compra de uma câmera de vídeomonitoramento a ser instalada na comunidade.

Reivindicação – Mesmo com as melhoras nos números, as comunidades não param de buscar alternativas para se sentir seguras. Nesta semana, as Associações de Moradores das comunidades de Barra Velha e Costa da Lagoa dos Esteves realizaram uma reunião para pedir mais segurança. As duas comunidades reivindicam a abertura do Posto Policial existente em Barra Velha, que está inativo há muitos anos e uma viatura para fazer rondas somente na região. Os encaminhamentos tirados do encontro foram um abaixo assinado e a formação de uma comissão, que organizará os trabalhos e irá buscar alternativas junto a Administração Municipal, Comando da Polícia Militar de Içara e na Secretaria de Segurança do Estado.