Balneário Rincão reforça divulgação da Central de Atendimento à Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as funcionárias da Secretaria de Educação e Assistência Social formaram uma nuvem rosa e estiveram percorrendo alguns bairros do município. Além da lembrança pelo dia, as mulheres receberam orientação quanto a violência contra a mulher e como proceder em casos de denúncias. Locais públicos também receberam cartazes para divulgar a central de atendimento às mulheres vítimas de violência, o disque 180. A ação faz parte do Projeto Viva Mulher que acontece até o final de março e conta com ações voltadas ao público feminino com o objetivo de conscientizar, esclarecer, orientar e possibilitar momentos de integração e participação coletiva das mulheres. As mulheres também visitaram o prefeito Jairo Custódio.

O ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da república (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita). Ele é a porta principal aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formação das políticas do governo federal nesta área.

O Ligue 180 desempenha papel central, ao lado do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, lançado em março de 2013, com o objetivo de cobrir o país com serviços públicos integrados, inclusive nas áreas rurais latu sensu, mediante a utilização de unidades móveis para o campo, a floresta e as águas. Em março de 2014, o Ligue 180 transformou-se em disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a Segurança Pública com cópia para o Ministério Público de cada estado. Para isso, conta com apoio financeiro do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, propiciando-lhe agilidade no atendimento, inovações tecnológicas, sistematização de dados e divulgação.

No Brasil, ligue para a Central de Atendimento à Mulher: telefone 180.

No exterior:

Espanha, ligue para 900 990 055, discar opção 1 e, em seguida, informar (em Português) o número 61-3799.0180. Portugal, ligar para 800 800 550, discar 1 e informar o número 61-3799.0180.
Itália, ligar para 800 172 211, discar 1 e, depois, informar (em Português) o número 61-3799.0180.