Balneário Rincão tem cinema nas comunidades

O projeto social Cine CRAS está oportunizando a todas as comunidades do município de Balneário Rincão de assistir uma sessão de cinema. O projeto está em andamento e já passou pelas comunidades do Mirassol e do Condomínio Deobaldo Pacheco. Além do prazer de assistir a um bom filme, as comunidades ainda têm direito a pipoca e guloseimas que é para realmente se sentir dentro de uma sala de cinema. O filme assistido pelas duas comunidades foi “OS CROODS”, que retrata a aventura de uma família pré-histórica que vê sua caverna ser destruída e precisa encontrar um novo lugar para morar.

O Cine CRAS é projeto social de conscientização sobre as diferenças propostas pelas narrativas de tom inclusivo e esclarecedor que compartilha vivências particulares das pessoas e mostra suas necessidades específicas retratadas pela arte do cinema. O projeto será itinerante levado aos bairros de maior vulnerabilidade social e terá o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos que farão a abertura e o fechamento das sessões, sempre conservando a magia do cinema numa análise crítica comparativa com o dia a dia da sociedade. Nas duas sessões realizadas até p momento o psicólogo e secretário de Educação e Assistência Social Adroaldo Faraco palestrou na abertura das sessões.

O projeto tem como objetivos permitir a tomada de consciência sobre o papel de cada usuário do sistema municipal de assistência social; promover o fortalecimento dos vínculos familiares desde a família de origem até a família nuclear; elevar o grau de responsabilidade de cada indivíduo em relação aos seus resultados sociais; e resgatar a dignidade humana pela reflexão. Faraco explica que os filmes têm temas específicos com o intuito de despertar o senso crítico dos usuários da assistência social. “É um espaço de expressão de opiniões, emoções e questionamentos, levando em consideração seus valores, cultura e realidade”, explica o psicólogo e secretário Adroaldo Faraco.

Nas duas sessões realizadas, o público marcou presença com cerca de 50 pessoas em cada comunidade. Na sessão da comunidade do Mirassol, a família de Ariosvaldo Vieira esteve presente com as crianças aproveitando para se divertir com o cinema e comer pipoca. Ariosvaldo considerou que a mensagem do filme é o amor a família. O projeto seguirá com sessões nas comunidades de Barra Velha, Chico do Poço e Pedreiras. “Vamos passar por todas as comunidades”, garantiu o secretário.