Campanha de vacinação começa com grande procura

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira em todo o Brasil. Em Balneário Rincão, a procura pela vacina no primeiro dia foi intensa. Nesta primeira etapa podem se vacinar quem faz parte do grupo prioritário, que são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a gestora da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão, Ioná Bez Borillo, ainda estão dentro do grupo prioritários pessoa com doenças crônicas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. Segundo o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.

O aposentado Avanir José Floriano, de 67 anos, foi uns dos primeiros a procurar a unidade de saúde do Centro. Ele falou que todo ano toma a vacina. “Faz bem e protege, por isso procuro me vacinar sempre”, fala o aposentado. Dona Valdete Moraes também procura sempre a vacina logo nos primeiros dias de campanha. “Eu soube que iria começar a vacinação pela televisão e hoje procurei a unidade de saúde”, conta dona Valdete.

A gestora da Paste de Saúde do município explica que os locais de vacinação em Balneário Rincão são nas unidades de saúde do Centro, Pedreiras, Lagoa dos Freitas, Zona Sul e Barra Velha. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. “Na unidade do Centro, além dos horários habituais, faremos vacina das 17h às 21 horas”, destaca Ioná. Segundo ela, em 2017, o município vacinou 50% das crianças, 40% dos trabalhadores da área de Saúde, 43% das gestantes, 70% das puérperas, 100% dos idosos, 85% das pessoas com doenças crônicas e 61% dos professores. “Tivemos uma reunião com a Gerência Regional de Saúde e nossa meta aumentou para 100%”, explicou a gestora da pasta.