Balneário Rincão atinge mais de 70% da meta

O dia D de vacinação em Balneário Rincão, no sábado, atraiu um grande número de pessoas dos grupos prioritários. Das 3.628 pessoas a serem vacinados, 2.573 já estão imunizadas contra o vírus influenza. A campanha nacional de Vacinação começou no dia 23 de abril, teve o Dia D no sábado e segue até o dia 1º de junho. A meta nacional é de 90% do total a serem vacinados. Em Balneário Rincão, o grupo de idosos foi o que mais levou a sério a campanha, já que 94% do total já foram imunizados. O grupo mais fraco é o das crianças de 6 meses a cinco anos de idade, já que das 742, apenas 333 foram vacinadas com percentual de apenas 44,87%. “Todos que não fizeram a vacina ainda podem comparecer nas unidades de saúde até o dia 1º de junho”, explica a gestora da pasta de saúde de Balneário Rincão Ioná Bez Birolo. Ela acrescenta, que no sábado, foram vacinadas as pessoas que compareceram na Barraca da Saúde, que esteve no Centro de Balneário Rincão.

A gripe é uma doença grave causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por meio das secreções respiratórias, podendo sobreviver por minutos no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias. O vírus Influenza possui grande variabilidade de seu material genético, podendo apresentar três tipos e inúmeros subtipos. Os tipos A e B são os que mais causam doenças no ser humano.

As principais dicas para evitar a gripe são lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento; ao tossir ou espirar, proteja o rosto com um lenço ou com o antebraço; evitar tocas as mucosas dos olhos, do nariz e da boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes ventilados; e evitar o contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe. Outra alerta é caso esteja com os sintomas da gripe para procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de buscar tratamento adequado.