Balneário Rincão terá Festa do Idoso

O Dia do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro, mas a festa em Balneário Rincão será realizada no dia 4, quando ocorrerá o 1º Celebra Idoso Rincão. Com a participação de todos os Clubes da Terceira Idade e os idosos atendidos pelo CREAS. O município tem 12.703 habitantes com 4.377 pessoas com mais de 60 anos, num total de 35% da população. O Projeto está alinhado aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social – PNAS e Estatuto do Idoso. Visa corroborar no que tange a proteção integral de idosos em situação de risco ou não, garantindo o convívio comunitário e estimulando os vínculos familiares, fomentando a autonomia e o protagonismo social por meio de atividades que promovam o desenvolvimento pessoal e coletivo, assistindo as diferentes vulnerabilidades que permeiam o território. O projeto será apresentado em formato de seminário e pretende articular com as demais políticas públicas para identificar, potencializar e fomentar as ações voltadas ao público idoso.

A psicóloga do CREAS Angelita Ferrão Barriquel explica que o 1° Celebra Idoso Rincão foi idealizado tendo em vista o aumento da longevidade e o número expressivo de idosos residentes no município, que conforme o último diagnóstico  baseado nos dados de cadastro da Secretaria de Saúde do presente ano, representa um terço da população do município, ou seja, cerca de quatro mil idosos. “Torna-se emergente e urgente que haja mobilização por parte do poder público a fim de implantar políticas públicas que visem garantir os direitos dos idosos”, destaca Angelita.

Ele explica que o evento tem como objetivo apresentar a realidade dos territórios, conhecer as expectativas do público alvo e fomentar o envelhecimento ativo. Outros objetivos são informar acerca dos direitos dos idosos; estimular a cidadania; oferecer alternativas para diminuir a ociosidade, criar oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades; oportunizar vivências que diminuam a exposição aos riscos sociais; e garantir e estimular a convivência familiar e comunitária. “O projeto pretende atender 150 idosos na primeira edição e mobilizar a rede socioassistencial para contribuir com o envelhecimento ativo”, pontua a psicóloga.

O projeto foi discutido e apresentado na tarde desta segunda-feira na reunião do Conselho Municipal do Idoso. O evento terá parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;  Conselho Municipal do Idoso de Balneário Rincão – CMIBR; e  Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. O evento terá apresentação do Coral de Balneário Rincão, Coral Show Criança Feliz e das crianças do Projeto de Balé.