Prioridades do município são selecionadas

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram a 2ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente onde foram encaminhados os temas: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa das Crianças e Adolescentes. Também foram eleitos os delegados e as propostas a serem defendidos para a Conferência Estadual a ser realizada em 2019.

O prefeito Jairo Celoy Custódio e o vice-prefeito Luiz Gustavo Laurindo prestigiaram a abertura dos trabalhos. O prefeito falou da importância do município cuidar das pessoas que moram aqui. Segundo ele, cuidar dos direitos das crianças é brigar por políticas públicas e por projetos que venham beneficiar a todos. Também esteve presente o gestor da pasta de Educação e Assistência Social Adroaldo Faraco. Para Faraco o principal objetivo da Conferência é discutir as situações de vulnerabilidade e quais propostas de melhorias para a prática de proteção à criança e adolescentes. “Evento necessário para a prestação de contas e para futuras pactuações de políticas públicas”, explica o gestor da pasta de Assistência Social Adroaldo Faraco.

Sobre o orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes a ideia é avançar no debate sobre as formas de ampliar os recursos destinados a criança e adolescentes nas diversas áreas do governo, bem como aprimorar a gestão desse orçamento. Outro ponto é ampliar e diversificar as formas de financiamento dos fundos dos direitos da criança e do adolescente, além de garantir uma gestão efetiva e a melhor aplicação dos valores arrecadados. Os eleitos para representar o município na conferencia estadual são um conselheiro de direito governamental, um conselheiro de direito não governamental, um adolescente e um representante entre o Conselho Tutelar, Movimento Social, sistema de justiça e rede de atendimento.