Rincão promove Celebra Idoso

Balneário Rincão conta com 35% da população da terceira idade. Para comemorar o Dia Mundial do Idoso, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso realizaram o 1º Celebra Idoso. O evento serviu para que os participantes tivessem uma tarde diferente. “O evento atingiu no alvo os objetivos. Foi prestigiado por um grupo de pessoas representando os Clubes de Mães e da Terceira Idade do município”, explica o gestor das pastas de Educação e de Assistência Social Adroaldo Faraco.

Faraco destacou que o evento tinha como objetivo compor o calendário de eventos de Balneário Rincão com programação cultural, como a apresentação do projeto balé e do Coral Show Criança Feliz e da apresentação das políticas públicas que estão à disposição dos idosos. Segundo ele, compete ao município os cuidados com relação a aplicação da proteção dos direitos dos idosos e a Secretaria de Assistência Social é a responsável pela realização das ações que garantam a execução.

A psicóloga Angelita Ferrão Barriquel aproveitou o espaço para falar sobre as violências que os idosos precisam evitar como a omissão de cuidados e no atendimento às necessidades do idoso por vontade própria; exploração ou posse dos bens ou dinheiro, sem consentimento do idoso ou com uso de ameaça. A psicóloga também apontou para os idosos ficarem alerta para evitarem violência afetiva, psicológica, social, física, sexual e abandono.

A professora Ana Paula falou da importância dos idosos realizarem exercícios físicos para se manterem com mais disposição. Segundo ela, após os 60 anos a perda de massa muscular é mais intensa e por isso, os idosos precisam se exercitarem para evitar quedas com mais frequência e disposição para fazerem as atividades diárias.