Esporte e integração na Copa Jiu-Jitsu

A Avenida Leoberto Leal, em Balneário Rincão, está agitada nesta sexta-feira, 12 de outubro, Dia da Criança. Desde o começo da manhã, mais de 150 atletas disputaram a Copa de Jiu-Jtsu da Emancipação. O projeto social mantido pelas secretarias de Educação e de Assistência Social de Jiu-Jitsu, em Balneário Rincão, contempla 80 crianças em dois núcleos. Um na comunidade de Barra Velha e outra no Centro de Balneário Rincão.

Para o professor Sidnei Santos, que coordena os projetos, em Balneário Rincão, e também em outros municípios da região, a Copa de Jiu-Jitsu da Emancipação alcançou os objetivos pela integração das crianças. Ele ainda destacou a parte técnica do esporte com os atletas mostrando muita determinação e técnica durante as lutas. Como a competição foi de exibição, todos os atletas foram premiados com medalhas. O evento contou com a participação do presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu Paulo Henrique Duarte, que foi um dos árbitros nas lutas.

O gestor das pastas de Educação e Assistência Social de Balneário Rincão, Adroaldo Faraco, destacou que o evento e a prática do Jiu-Jitsu como projeto social estão integrando as famílias e a comunidade. “Este esporte tem como essencial a disciplina e o respeito e percebemos que os objetivos estão sendo alcançados”, pontua Faraco. O vereador Mauri Viana também é um dos incentivadores do projeto, que tem um núcleo na comunidade de Barra Velha. Para o vereador, o projeto tem conseguido fazer com que as crianças e adolescentes tenham um oportunidade de realizar uma atividade diferenciada e fazendo com que os participantes não procurem o caminho das drogas e da criminalidade. “Crianças só peço que vocês mantenham o foco”, ressaltou o vereador.

O professor Fernando Casagrande, diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, falou da importância do projeto para o município. “Este evento mostra que estamos no caminho certo dando esta oportunidade para as crianças e adolescentes praticarem um esporte” disse Casagrande. Também o presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu, Paulo Henrique Duarte, enalteceu o evento e a prática do Jiu-Jitsu.