Oficinas do Projeto Orla são definidas

A segunda fase do Projeto Orla, em Balneário Rincão, tem início no mês de maio. As datas e horários para as oficinas nas comunidades, já estão confirmadas. Os debates para definir o futuro da beira-mar do município, devem envolver os órgãos que estão na elaboração do projeto e a comunidade civil organizada.

As primeiras reuniões serão nos dias sete, oito, nove e 10, na Escola da Barra Velha. Os segundos encontros ocorrerão nos dias 21, 22, 23 e 24, na unidade escolar do centro. As discussões são direcionadas para entidades do município.

Conforme a coordenadora do Projeto, Adiana Garlini, as oficinas são diferentes dos seminários que foram realizados ao longo do mês de março, quando o projeto foi apresentado para a comunidade. “Agora, vamos ouvir e debater sobre a situação atual da orla”, comenta.

Após esta etapa, serão realizadas saídas de campo, com técnicos da prefeitura e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para fazer um diagnóstico da situação. Concluindo esta etapa, a comunidade será novamente convocada para discutir as soluções dos problemas.

O Projeto Orla é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente através Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Governo do Estado e Prefeitura. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto.