Balneário Rincão se prepara para o 1º Mutirão da Limpeza

“É obrigação do proprietário de imóvel localizado na zona urbana de conservá-lo e mantê-lo em perfeito estado de limpeza, providenciando a eliminação de qualquer dejeto prejudicial à saúde e a segurança pública”. O resumo da lei municipal 1.360, estabelecida em 1997, época em que o Rincão pertencia a Içara, ganhará ênfase no final deste mês. Para despertar a conscientização ambiental de moradores e veranistas, a Administração Municipal do município promove, em parceria com a empresa Criciúma Construções, ONGs, entidades e voluntários, o 1º Mutirão da Limpeza, que também servirá para promover a limpeza das principais vias da cidade e orla, através do apoio de voluntários.

Conforme o prefeito Décio Góes, a ideia, além da limpeza da cidade, é conscientizar os usuários do balneário sobre a higiene e saúde do município. “Queremos mostrar aos moradores que quando se coloca lixo e entulhos em terrenos baldios ou na orla da praia, além de ferir a paisagem urbana, se coloca em risco a saúde pública”, comentou Décio.

O mutirão terá início no dia 29 deste mês, com término no dia 1º de dezembro. Nos dias 29 e 30, a limpeza será feita nas principais ruas do centro de Balneário Rincão, percorrendo desde a SC-445 até a Zona Sul. Os trabalhos terão o auxílio de caminhões e retroescavadeiras. Já no dia 1º de dezembro, a limpeza será nos treze quilômetros de orla da praia. Todos os locais em que a equipe de voluntários passar, uma placa será fixada indicando que o lugar recebeu manutenção do mutirão.

A Criciúma Construções irá disponibilizar oito caminhões e duas retroescavadeiras para auxiliar no mutirão durante dois dias. Além disso, também irá custear materiais de divulgação e distribuir camisetas e bonés para os que estiverem envolvidos na limpeza. Conforme o presidente da empresa, Rogério Cizeski, o objetivo é deixar a praia do sul do estado limpa. “Achamos o projeto muito interessante porque mexe com toda a sociedade. Gostamos tanto da idéia que nos colocamos a disposição, disponibilizando toda a estrutura necessária. É a praia do sul, nada mais do justo do que brigar para ele ela esteja limpa”, disse Cizeski.

A estimativa é que mais de trezentas pessoas participem voluntariamente do mutirão. Além da limpeza das ruas, serão distribuídos panfletos e materiais publicitários estampados com conscientizações sobre a importância de manter a cidade limpa. Conforme o prefeito, todos estão convidados a participar, inclusive preparando os lotes para receber o mutirão. “Todos estão convidados a participar desse grande mutirão, direta e indiretamente. Os proprietários dos lotes, por exemplo, poderão limpar a frente dos seus terrenos preparando eles para quando a equipe de voluntários passar recolhendo”, orientou o chefe do Executivo.