Escola central receberá novo nome em breve

Os alunos da escola central, no Balneário Rincão, em breve poderão dizer que estudam na Escola de Educação Municipal Básica Arroio Rincão. A entidade, ainda sem nome, está aguardando a segunda votação do Projeto de Lei nº 043, na Câmara de Vereadores, para então ser registrada oficialmente. O prédio que recebe mais de 200 alunos, nos períodos da manhã e tarde, foi inaugurado no final do mês passado.

O nome “Arroio Rincão” foi idealizado a partir dos fatores históricos da cidade, segundo a secretária de Educação do município, Maria Canever. “Este era o nome da primeira escola instalada no Rincão, na década de 50”, lembra. Nesta época, o Rincão ainda pertencia ao município de Criciúma. Depois, com o surgimento da cidade de Içara, a escola parou as atividades. “Nosso objetivo foi escolher um nome que resgatasse o nosso passado. Preservar a história do Rincão é fundamental”, comenta Maria.

A segunda votação da proposta do Executivo deve ser votada na próxima segunda-feira, dia 5, a partir das 19 horas, quando os vereadores se reúnem para a sessão. Depois de aprovado o projeto, o Executivo poderá registrar a escola para que ela receba os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).  “Estamos ansiosos para que esta questão seja resolvida, porque a escola tem que estar registrada para receber investimentos que vão auxiliar na melhora do ensino em nossa cidade”, afirma a secretária.

Toda a comunidade do Balneário pode acompanhar a sessão no prédio da Câmara, que está localizado na Rua Leoberto Leal, no centro.