Oficinas do Projeto Orla iniciam esta semana

A segunda fase do Projeto Orla, em Balneário Rincão, tem início esta semana. Entre os dias sete e 10, as reuniões serão realizadas na Escola Amélia Souza e Silva, da Barra Velha. Já nos dias 21, 22, 23 e 24, o encontro será na Escola do Centro. Nestes dias, os órgãos que estão elaborando o projeto vão ouvir sugestões da comunidade civil organizada.

Conforme a coordenadora do Projeto, Adiana Garlini, as oficinas são diferentes dos seminários, que foram realizados ao longo do mês de março, quando o intuito era apresentar para os moradores do Balneário o objetivo da iniciativa. “Agora, vamos ouvir e debater sobre a situação atual da orla”, comenta.

Após esta etapa, serão realizadas saídas de campo, com técnicos da prefeitura e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para fazer um diagnóstico da situação. “Levantados estes dados, vamos nos reunir com a comunidade novamente e discutir as soluções para os problemas encontrados”, comenta Adiana.

A ideia do projeto é proporcionar um crescimento ordenado e sem agredir o meio ambiente. Para que esta iniciativa seja aplicada e esteja de acordo com as necessidades, a população precisa participar.

O Projeto Orla é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente através Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Governo do Estado e Prefeitura. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto, assim como o Balneário Rincão.