Comércio e entidades se preparam para a temporada

Pensar nos negócios de forma organizada, levando em consideração as potencialidades turísticas de Balneário Rincão e a forma como esta realidade passa a ser tratada por moradores, comerciantes e entidades. Com essa visão, a Administração Municipal de Balneário Rincão promoveu dois seminários durante o início da semana. O primeiro ocorreu na última terça-feira, reunindo micro empreendedores, contadores, entidades e teve a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Credisol e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Rincão.

O segundo foi realizado na manhã desta quarta-feira e serviu para que a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Vigilância Epidemiológica e Fiscalização de Tributos orientassem os proprietários de estabelecimentos com atividades náuticas sobre a liberação de alvarás. “Estamos fazendo um esforço para formalizar a nossa economia e começar a aparecer nos cadastros para sermos tratados como cidade. Temos aqui vocação de turismo, comércio e prestação de serviços para toda a região”, lembrou o prefeito Décio Góes, quando participou do primeiro evento.

Durante o seminário, o coordenador dos cursos técnicos em administração, guia de turismo nacional e secretariado, Ari Azambuja de Oliveira, ministrou a palestra “Turismo na Visão dos Turistas”. Lembrou que o turismo é a matriz econômica do Rincão. “Temos turismo e tem gente que quer vir para cá. O detalhe é que temos quer acreditar e nos prepararmos para isso”, disse ele, acrescentando sobre as “lagoas incríveis” que o Rincão dispõe. Após a palestra, o representante do Sebrae Fiorino Fontana também falou sobre o turismo através da palestra “Sei Planejar”.

O encontro desta quarta-feira lotou o auditório Professora Noca. Todos os donos de estabelecimentos que têm meio aquático como lazer receberam orientações sobre a liberação de alvarás. “Todos esses estabelecimentos para ter o alvará têm que apresentar o projeto preventivo que é feito pelo engenheiro civil contratado pelo próprio interessado”, disse o comandante do pelotão de bombeiros de Içara, tenente Luiz Felipe Lemos.  Ele também lembrou que para realizar eventos extensos, com envolvimento de um público maior, os proprietários devem encaminhar o alvará para eventos transitórios.

“Estamos fazendo esforço para formalizar a nossa economia. Eventos como este servem para compreendermos as ideias dos nossos agentes econômicos e construir junto com eles o nosso planejamento. Queremos desenvolver um Balneário Rincão com qualidade de vida, diferente de muitas cidades que vemos por aí. Temos a oportunidade de construir uma cidade nova com desenvolvimento sustentável”, pontuou o prefeito.