Mais de trezentas pessoas participam do Dia D em Balneário Rincão

O sábado foi de festa e conscientização na Avenida Leoberto Leal, em Balneário Rincão. Cerca de trezentas pessoas saíram de suas casas para realizar exames preventivos e, de quebra, se divertir com pinturas, grafites e apresentações culturais. A abertura do evento teve início às 9h30min com discurso do prefeito Décio Góes.

“Esse evento é uma combinação de cultura e prevenção, onde além de atividades de lazer todos terão acesso a orientações e exames. É importante ressaltar que a prevenção deve ser feita durante todo o ano e não apenas em datas como essa”, disse o prefeito.

Durante o evento, inúmeras pessoas realizaram exames e orientações sobre saúde. Em torno de 250 pessoas fizeram o teste de diabetes (HGT) e mais de 200 munícipes realizaram exames de hepatite C e verificação de pressão. Também foi disponibilizado gratuitamente cortes de cabelo para crianças e adultos.

A secretária de saúde, Fernanda Frello, disse que o evento superou as expectativas. “Tudo que organizamos para este evento superou as expectativas. Todos os funcionários se envolveram na organização e a adesão da população foi enorme”, comentou a secretária.

Para dona de casa Patrícia Soares, o evento foi uma tarde de diversão junto com a família.

“Foi ótimo, tomara que mais eventos como esse sejam realizados. Além de aprender como cuidar da minha saúde, meus filhos se divertiram muito com as apresentações”, disse Patrícia.

Além dos serviços oferecidos para a prevenção da saúde da população, alunos das escolas estaduais e municipais do Município se apresentaram no palco principal, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas que são temas do evento. A Escola Amélia de Souza Silva, de Barra Velha, por exemplo, fez um teatro sobre a dengue. As crianças ilustraram um jardim e o dono sendo infectado pelo vírus. Também chamaram a atenção para a necessidade do chamamento das agentes comunitárias, em caso de sintomas, e da vigilância epidemiológica para verificar onde está o foco do mosquito. As apresentações foram seguidas pela Escola José Réus, que apresentou a dança do pescador.

Durante a tarde foi a vez das oficinas do projeto Escola Integradora se apresentarem para o público. Foram realizadas apresentações de street dance, hip-hop, zumba, ballet, canto e violão.