Projeto de desassoreamento da Lagoa da Urussanga Velha é apresentado para Administração Municipal

Projeto para desassoreamento da Lagoa da Urussanga Velha, em Balneário Rincão é apresentado pelo empresário Roberto Bastos para lideranças locais e administração Municipal, e será encaminhado para o Fórum de Desenvolvimento Regional.

“A pesca na lagoa Urussanga Velha era um ponto forte que movia a economia local. Hoje em dia, por conta do processo de assoreamento a atividade pesqueira se tornou insignificante. Vamos encaminhar esse projeto para o Fórum de Desenvolvimento Regional e unir forças para que possamos retomar a pesca naquela lagoa e fortalecer o turismo daquela região”, comenta o prefeito Jairo Custódio.

Para o desassoreamento os resíduos da lagoa devem ter o descarte correto. Técnicos da Unesc, que realizaram o estudo, chegaram à conclusão que os resíduos existentes na lagoa podem se transformar em pavers. Hoje a lamina d’água da lagoa é de aproximadamente 50 cm, já a espessura dos resíduos que assoreiam a lagoa varia de 6 a 14 metros, segundo o estudo.

“Chegou o momento de planejar o Balneário Rincão para as próximas décadas. Creio ser oportuno o momento para dar continuidade aos projetos do nosso referido Comitê de Desenvolvimento Náutico do Balneário Rincão. Por isso, apresentamos o material já desenvolvido (e pago por empresários da região), o qual temos certeza ser de grande valia para o município”, enfatiza Roberto Gaidzinski Bastos, membro do Comitê de Desenvolvimento Náutico do Balneário Rincão  .

Além do desassoreamento da lagoa, o empresário também apresentou uma proposta de instalação náutica na região, recuperação de calados, fixação da barra do torneiro, para possibilitar a navegação de ligação ao mar.