Mais de 500 toneladas recolhidas no primeiro dia

O balanço do primeiro dia do Mutirão da Limpeza, que segue até este domingo no Balneário Rincão, contabilizou mais de 500 toneladas de lixo recolhidas em ruas incluídas no espaço entre a SC-445 e a região Sul – trecho que foi dividido em dez áreas com sete equipes, cada uma com oito homens, dois caminhões e uma retroescavadeira.

Durante toda a manhã e tarde desta sexta-feira, os 14 caminhões emprestados pelos parceiros do projeto chegaram a fazer 96 viagens. Eles recolheram restos de construção, lixo, sobras de poda de árvore e lixo tecnológico. “Esse mutirão pretende levantar o assunto da nossa responsabilidade em dar o destino correto aos resíduos que produzimos. Colocar entulho nas ruas e terrenos baldios compromete a paisagem urbana e a saúde pública. A prefeitura precisa da ajuda de todos para construir o ambiente de vida sustentável que desejamos”, lembrou o prefeito Décio Góes.

Conforme o encarregado de obras do Município, José Romoaldo Goulart, que coordenou os trabalhos, a equipe trabalhou motivada e foi bem recebida pelos moradores por onde passaram. “Tudo ocorreu conforme esperávamos. Praticamente 100% do que planejávamos limpar hoje foi cumprido”, disse.

O aposentado Celestino Espanhol, morador da Zona Sul, sentia na pele a falta de conscientização dos vizinhos sobre o destino correto do lixo. No terreno ao lado da casa dele lixo e até animais mortos eram depositados, gerando mau cheiro e sujeira no dia-a-dia dele e da família. “O lote não é meu, mas precisei cercar e limpar diariamente para evitar os incômodos. Achei importante esse mutirão para limpar toda a sujeira a conscientizar as pessoas”, opinou o morador.

O passeio dos pedestres também ficam interrompidos quando o lixo toma conta da passagem. Por esse motivo, o aposentado Paulo Michels também já ocupou algumas tardes limpando a frente da casa. “Se cada um fizesse a sua parte não teríamos tantos problemas. Tem dias que preciso ficar a tarde inteira limpando o lixo jogado que impede as pessoas de passaram para tomar o ônibus”, desabafou, também enaltecendo o mutirão.

A limpeza das ruas tem continuidade amanhã, quando ruas e quadras serão “varridas” e uma placa com os dizeres “O Mutirão da Limpeza passou por aqui. Favor conservar limpo” continua sendo fincado nos locais da limpeza. No domingo, será a vez de limpar os 14 quilômetros de orla do município. A limpeza será feita através da “catação”, ou seja, os participantes do mutirão irão limpar a orla manualmente. Para domingo estão programadas quatro equipes em quatro setores que serão formados por entidades representativas do município.