Catação na orla encerra Mutirão da Limpeza

Quase duas mil toneladas de lixo recolhidos na área urbana de Balneário Rincão e três mil quilos de lixo “catados” nos 13 quilômetros de orla do Município. Este foi o balanço do Mutirão da Limpeza realizado durante os três últimos dias e que “preparou” a chegada da temporada de verão, dando largada a programação. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas diretamente no projeto – mais de cem foram à beira-mar neste domingo recolher o lixo acumulado.

Segundo o prefeito Décio Góes a ideia de mobilizar a população e conscientizar os moradores foi alcançada com sucesso durante os três dias de realização. “As pessoas deram um exemplo de educação ambiental e cidadania. A consciência sobre a importância de uma praia limpa e bem cuidada foi repassada com sucesso a todos que participaram direta ou indiretamente do nosso mutirão”, comentou o prefeito, que também “colocou a mão na massa” durante os três dias.

A limpeza ficou dividida em duas etapas: a primeira foi realizada na última sexta-feira, dia 29, e no sábado, dia 30, dias em que foram utilizados 14 caminhões, sete retroescavadeiras e mais de oitenta funcionários da Administração Municipal para retirar lixos e entulhos das ruas do município. Os trabalhos acumularam 1.355 toneladas de entulhos retirados nos dois dias.

Enquanto os caminhões passavam nas ruas, moradores e veranistas aplaudiram a iniciativa, vibrando junto aos recolhedores. O comerciante Evaristo Amboni, por exemplo, diz ter ficado surpreso e feliz com a iniciativa da prefeitura. “Nunca teve uma limpeza como essa aqui, a prefeitura está de parabéns. Esse projeto vai mudar a cara da cidade”, disse o comerciante.

Proprietário da Criciúma Construções, que foi grande parceira da Administração Municipal no evento, o empresário Rogério Cizeski também esteve no município no último sábado para conferir de perto a limpeza. A constatação é que o projeto superou as expectativas. “Foi muito bonito, repercutiu diante da população. Conseguimos levar para todos a mensagem que queríamos”, comentou Rogério.

A última etapa da limpeza, realizada na manhã deste domingo, mobilizou mais de cem pessoas, entre elas funcionários da prefeitura, representantes de entidades e voluntários. Dois mil sacos de lixo foram retirados da beira-mar, totalizando quase três mil quilos de lixo.

O contador Evanildo Willemam foi um dos voluntários do movimento. Para ensinar valores sobre consciência ecológica e a importância de manter a praia limpa ele levou a filha de 14 anos para também ajudar na “catação”. “Foi muito bacana poder ajudar na limpeza do município, isso aumenta nossa conscientização. Precisamos mostrar a todos a importância de manter uma praia limpa”, disse o voluntário.

Todos os lixos e entulhos que foram recolhidos neste domingo serão encaminhados para o Centro de Gerenciamento de Resíduos da Santec.