Caminhadas orientadas são oferecidas em cinco comunidades

“Minhas pernas eram duras, praticamente entrevadas. Eu não andava e nem dirigia, dependia de filhos e parentes até para levar minha mulher – que tem câncer – ao hospital. Os remédios eram constantes… Minha vida já não fazia nenhum sentido”. Assim era a rotina do aposentado Orlando Antunes, de 78 anos, que praticamente não movimentava as pernas. Assim que soube que o Município dispunha de caminhadas orientadas, ele pediu que o filho o levasse ao local e iniciou, de forma lenta, mas frequente, as tentativas. Alguns alongamentos e pequenas caminhadas bastaram para o aposentado, em pouco tempo, ver a vida transformada. “Hoje sou outra pessoa. Posso dirigir, caminhar e levar a minha esposa ao médico sempre que ela precisa. Não dependo mais das pessoas e os meus remédios têm diminuído com o passar dos dias. Algumas vezes eu dou até três voltas em torno da Lagoa do Jacaré!”, comemora seu Orlando, que é um dos frequentadores assíduos do grupo de caminhadas oferecidas no Centro do Balneário Rincão pela Administração Municipal.

As caminhadas orientadas tiveram início durante a temporada de verão e, depois da adesão surpreendente, estão disponíveis em todas as comunidades do Município. Atualmente, mais de 200 pessoas participam dos exercícios. O objetivo é dar qualidade de vida a jovens, adultos e idosos do Rincão, além de prevenir doenças. “Queremos ter uma Secretaria da Saúde e não da Doença”, enfatiza o prefeito Décio Góes. Além de todos os benefícios dispensados à saúde dos munícipes, o exercício também tem proporcionado momentos de lazer e diversão para os participantes. “É um momento muito bacana e que toda a família pode participar. Além de ser uma atividade de diversão e descontração, traz uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, enfatizou o professor que atua no Centro do Município, Ricardo Prudêncio.

As caminhadas são orientadas por professores de Educação Física, capacitados para esta atividade. Todos os participantes são cadastrados, assim que iniciam a prática do exercício. Todos os dias, antes e depois do exercício, eles têm a pressão arterial medida, e controlada ao longo dos meses, e passam por um período de alongamento. No Centro da cidade, o Município também dispõe de uma Academia da Saúde e Academia ao ar Livre. Além disso, todos os moradores que participam da caminhadas também recebem orientações sobre uma alimentação saudável da nutricionista do Município.

Ao todo, cinco comunidades contam com a atividade, que é totalmente gratuitas. Elas são oferecidas no Centro, Zona Sul e Barra Velha, onde acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras às 8 horas; Lagoa dos Freitas, nas segundas e quartas-feiras às 8h30min; e Pedreiras também nas segundas e quartas-feiras às 17 horas. Todos podem participar, independente da idade. Para isso, devem ir até a Unidade de Saúde de cada comunidade no dia e horários das aulas para preencher a inscrição.