Balneário Rincão realiza atividades alusivas ao Dia da Saúde Mental

A tarde desta segunda-feira (19) foi de diversão, música e conscientização no Balneário Rincão. A Secretaria de Saúde do município promoveu o Dia de Promoção à Saúde Mental, reunindo usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Criciúma, Içara e Cocal do Sul. A ação foi realizada em alusão ao dia de Luta Antimanicomial, comemorado dia 18 de maio. O evento ocorreu na Academia de Saúde, localizada no centro do Município.

O prefeito Décio Góes acompanhou o evento e destacou o empenho dos profissionais do município em realizar um bom trabalho. “Este evento é importante para fazermos uma reflexão sobre o que é feito e também uma forma de integrar estas pessoas que precisam do apoio não só dos profissionais de saúde, mas também da sociedade”, lembrou.

A secretária de Saúde, Maria Teresa Zanini, comenta que este é um evento para trocar experiências com os outros municípios. “O nosso programa de saúde mental está sendo estruturado e é muito importante conhecer os trabalhos realizados nas cidades vizinhas para termos exemplos para aplicar aqui no Balneário”, afirma.

A psicóloga Dipaula Minoto Silva, que trabalha no programa de Saúde Mental do Rincão, explica que a ideia é integrar e conscientizar as pessoas. “Acabar com o preconceito é fundamental para que estas pessoas sejam inseridas na sociedade, de uma forma que elas sejam aceitas e não excluídas”, destaca.

Desde fevereiro, quando o programa foi implantado no Município, foram atendidas mais de 100 pessoas. Destes, 90 participam das atividades realizadas nas unidades de saúde do município. Durante todo o evento foram expostos diversos trabalhos produzidos dentro dos CAPS, como artesanato e música. “Este é o nosso próximo passo, implantar as oficinas de trabalhos manuais para as pessoas que frequentam o programa”, revela a psicóloga.