Segunda etapa das oficinas do Projeto Orla inicia nesta quarta-feira

A segunda fase das oficinas do Projeto Orla, no Balneário Rincão, tem início esta semana. Entre os dias 21, 22, 23 e 24, o encontro será na Escola do Centro. Nos encontros os órgãos que estão elaborando o projeto vão ouvir sugestões da comunidade civil organizada. Nesta etapa, vão participar cidadãos da zona sul, centro e norte do município.

Representantes da prefeitura e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) vão participar das reuniões. Além de representantes da sociedade civil organizada, Instituto Chico Mentes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina. Os organizadores ainda esperam a participação da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). “É muito importante a participação de todas estas entidades nesta fase do projeto”, destaca a coordenadora, Adiana Garlini.

As oficinas são diferentes dos seminários, que foram realizados ao longo do mês de março, quando o intuito era apresentar para os moradores do Balneário o objetivo da iniciativa. Nas reuniões desta semana, os participantes vão apresentar os problemas e as propostas para o melhor aproveitamento da Orla, sem agredir o meio ambiente.

A ideia do projeto é proporcionar um crescimento ordenado e sem agredir o meio ambiente. Para que esta iniciativa seja aplicada e esteja de acordo com as necessidades, a população precisa participar.

O Projeto Orla é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente através Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Governo do Estado e Prefeitura. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto assim como o Balneário Rincão.