Na orla, grupo levanta potenciais e necessidades

Mais uma etapa das discussões relacionadas a construção do Projeto Orla foi concluída na manhã deste sábado, quando um grupo percorreu toda a extensão do Torneiro até a Plataforma Sul. Junto com o prefeito Décio Góes, o grupo composto por entidades, órgãos ambientais e governos Municipal e Estadual passou toda a manhã examinando os locais e levantando as principais necessidades e potencialidades da orla do Centro, Zona Norte e Zona Sul. A Prefeitura disponibilizou um ônibus para o transporte da equipe.

O encontro teve continuidade durante a tarde, na Escola do Centro, onde uma discussão foi levantada sobre os principais pontos observados durante o trajeto da manhã. As propostas levantadas pela Administração Municipal também foram repetidas e incluídas do contexto verificado in loco. Elas foram apresentadas durante a noite da última sexta-feira e bem aceita entre o grupo.

No mapa apresentado, mais de dez propostas foram elencadas. Elas incluem comércio sazonal, drenagem, observatório de baleias, postos salva-vidas, via perimetral, acessos para a praia, calçadão local de caminhada, além de passarelas de acessos, espaços esportivos, praça de eventos e parque municipal das dunas. A fixação da barra do Rio Urussanga também foi apontada, além de área para a regularização fundiária.

Durante as reuniões, o prefeito Décio Góes, que tem participado de todos os encontros, voltou a frisar a importância da participação da sociedade durante toda a construção do Projeto Orla. “Estamos enfrentando um assunto que é extremamente importante para o Município. Nós, da Administração, e todos da sociedade estão em igualdade para achar as soluções dos principais problemas e levantar boas ideias”, enfatizou o prefeito.

Novos encontros deverão ser marcados nos próximos dias para a discussão do assunto. O Projeto Orla é desenvolvido pela Administração Municipal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).