Saúde atende 400 homens em eventos de prevenção

A secretaria de saúde do Balneário Rincão realizou o quinto e último evento Saúde do Homem. Com o intuito de finalizar o Novembro Azul, que foi um mês dedicado à saúde e prevenção de doenças masculinas. “O objetivo é conscientizar e prevenir as doenças”, frisou a secretária de saúde interina, Fernanda Cristina Frelo. A mobilização aconteceu nesta sexta feira (6), no Posto Central, durante toda a manhã.

Participaram 60 homens na faixa de 18 e 95 anos. Eles receberam atendimento médico e foram recepcionados com um coquetel. O posto de saúde ofereceu exames de sangue como hemograma, colesterol, triglicerídeos, HGT (teste de glicemia) e PSA (exame realizado para detectar o câncer de próstata). “A intenção da administração municipal e da administração de saúde é de juntas trazermos uma saúde de qualidade e propor bem estar social”, destacou Fernanda.

O aposentado Julio Geraldo Rodrigues, 92 anos, foi um dos participantes do evento Saúde do Homem. Para ele é importante a realização de mobilizações como essa. “Eu gostei bastante, o atendimento é muito bom, todos deveriam participar”, afirmou Rodrigues.

Durante o ano aproximadamente 400 homens participaram das mobilizações, cada evento foi realizado em uma unidade de saúde diferente.  A secretária de saúde considera o número pequeno e pretende duplicar as estimativas no ano seguinte, pois segundo ela esse foi o primeiro passo para a conscientização e prevenção. “Os homens tem que se conscientizar mais e cuidarem da sua saúde”, orientou. Ela ainda complementou, “quem sabe no ano que vem façamos um trabalho de casa em casa”.