No Rincão, quase seis mil participam do Dia do Desafio

A prática de atividades físicas tem sido uma das prioridades do Município de Balneário Rincão, seja através das inúmeras atividades oferecidas através do Projeto Escola Integradora ou pelas caminhadas orientadas realizadas três vezes por semana no centro e nas comunidades. Por esse motivo a população já estava bem aquecida e não foi difícil mobilizar crianças, jovens, adultos e até idosos nesta quarta-feira, quando o Balneário Rincão também participou do Dia Mundial do Desafio. As atividades realizadas durante todo o dia contabilizaram quase seis mil participantes, superando a expectativa dos organizadores. 

“Você se mexe e o mundo mexe junto” é o lema do Dia do Desafio, evento que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em Santa Catarina 184 cidades vão aderir ao movimento sob o comando de unidades do Sesc, prefeituras e parcerias locais. O Balneário Rincão está competindo com a cidade São Simão, de São Paulo. “Para o Rincão, o dia cai muito bem, já que estamos praticando inúmeras atividades sadias, ou seja, já estamos no ritmo. Vamos consagrar o Rincão como Município da qualidade de vida e de atividades sadias”, disse o prefeito Décio Góes, que também participou das atividades. 

Já no início da manhã, alunos das duas escolas estaduais, Gervásio Teixeira e Melchíades Bonifácio Espíndola, de Pedreiras e Zona Norte, respectivamente, junto com clubes de Mães e Terceira Idade, membros da Administração Municipal e população em geral se concentraram no início da Avenida Leoberto Leal para uma caminhada. Eles percorreram toda a extensão da rua, com orientação de um professor de educação física e finalizaram na Academia de Saúde, onde dançaram, fizeram aquecimento e se exercitaram nos equipamentos ao ar livre. 

Projeto Paradesporto é lançado no Balneário Rincão 

E em paralelo às atividades do Dia do Desafio, o Balneário Rincão, junto com a Secretaria de Saúde escolheu o Dia do Desafio para lançar o Projeto Paradesporto.   A iniciativa visa desenvolver atividades para pessoas com deficiência física ou visual. O primeiro esporte que estará a disposição dos atletas é a Bocha. 

Comunidades mobilizadas 

Os Centros de Educação Infantil (CEIs) do Município também se utilizaram de muita criatividade para envolver os alunos. Na CEI Peixinho Dourado, no Centro, alunos de três a cinco anos participaram de um circuito proposto pelas professoras: engatinhar pelo túnel, pular os bambolês e dar cambalhota no colchonete estavam entre as atividades propostas. À tarde, o grupo de crianças também participou do Dia do Desafio. 

Enquanto alunos e professores suaram a camisa, outros preferiram uma atividade mais calma e de concentração. Na CEI Pequena Sereia, na Zona Sul, alunos de quatro e cinco anos participaram da aula de Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, oferecida pelo professor Geovane Nunes. À tarde, a turma de 27 alunos de três a seis anos também participou da aula de meditação. 

Alguns centros educacionais preferiram aderir à caminhada, e percorreram as ruas no entorno das escolas. Na Barra Velha, o CEI e a Escola Amélia, em parceria com o Posto de Saúde, fizeram alongamento e caminharam por 30 minutos, envolvendo inúmeras pessoas. Durante a tarde, alunos, funcionários e comunidade se uniram ao movimento. O bairro Pedreiras também aderiu ao Dia do Desafio. No Centro de Convivência, 60 alunos entre os turnos da manhã e da tarde participaram do futebol cooperativo: em duplas, eles precisaram trabalhar em equipe para vencer a partida, sem poder soltar as mãos. No CEI Sonho Infantil, crianças também participaram de uma caminhada de 20 minutos. 

Durante a tarde, além da caminhada alunos praticaram exercícios físicos dentro da escola. Na avaliação da coordenadora pedagógica das escolas e CEIs do município, Liene Silveira, a participação massiva de professores e alunos nas atividades propostas pelo Dia do Desafio serviu para movimentar os participantes, além de fortalecer o compromisso de buscar uma vida mais saudável e ativa, priorizando a saúde. “Sair da zona de conforto é vencer um desafio, e estão todos de parabéns”, sintetiza.