Semana do Meio Ambiente inicia com visita à orla no Balneário Rincão

A semana do Meio Ambiente inicia e no Balneário Rincão diversas atividades, que estão previstas até o próximo sábado (7). Durante todo o dia desta segunda-feira (2), alunos das Escolad Amélia de Souza Silva, do Bairro Barra Velha, e Arroio Rincão, no centro, percorreram a orla do Balneário para discutirem os problemas e as possíveis soluções pra tornar a beira-mar mais agradável para os freqüentadores. O dia mundial do meio ambiente é comemorado na quinta-feira (5).

A engenheira ambiental da prefeitura, Fabiane Nunes Gonçalves, acompanhou as crianças no passeio. “A ideia é proporcionar aos alunos, uma experiência fora da sala de aula, encarando os problemas que existem na nossa praia”, comenta.

Após conhecerem o Projeto Orla, que visa planejar o crescimento da praia sem agredir o meio ambiente, os alunos percorreram alguns trechos da faixa de areia para recolher resíduos depositados no local. “Os alunos tiveram uma reação muito negativa em relação a poluição. As crianças podem desempenhar um papel muito importante, de propagar a ideia que precisamos de um lugar saudável para viver”, destaca.

Ainda, ao longo desta semana, os alunos das escolas do Balneário vão participar de palestras sobre a importância do plantio de árvores e visitas à Estação de Tratamento da Água (ETA) do município. Na sexta-feira (6), um stand será no centro, onde serão oferecidos para a população informações sobre saúde e educação ambiental.

Confira a programação:

Terça-feira (03/06/14)

Manhã: Visita aos sambaquis “Maria e Sebastião Geraldo”

Público Alvo: Alunos da Escola José Réus

Hora: 09:00 – 11:00

Tarde: Passeio na Orla para identificação dos impactos e alternativas para reversão dos problemas, como: lixo, drenagem, fixação de dunas, passarelas…

Público Alvo: Alunos da Escola Arroio Rincão

Hora: 14:00 – 17:00

Quarta-feira (04/06/14)

Manhã: Aula explicativa com a Eng. Agrônoma Vera e com o Jardineiro Sr. Artur sobre plantio de hortaliças.

Público Alvo: Escola Peixinho Dourado.

Hora: 09:00 – 11:00

Tarde: Aula explicativa com a Eng. Agrônoma Vera e com o Jardineiro Sr. Artur sobre plantio de hortaliças.

Público Alvo: Escola Arroio Rincão

Hora: 14:00 – 17:00

Tarde: Projeto Orla

Público Alvo: Representantes entidades.

Quinta-feira (05/06/14)

Manhã: Visita explicativa à ETA.

Público Alvo: Alunos do 5º ano da Escola José Réus.

Hora: 09:00 – 11:30

Tarde: Projeto Orla

Público Alvo: Representantes entidades – Zona Norte à Zona Sul.

Sexta-feira (06/06/14)

Manhã e Tarde: Stand na área central do município com divulgação na área da saúde e educação ambiental.

Hora: 09:00 – 17:00

Tarde: Projeto Orla

Público Alvo: Representantes entidades – Zona Norte à Zona Sul.

Sábado (07/06/14)

Manhã Projeto Orla

Público Alvo: Representantes entidades – Barra Velha.

Hora: 08:30 – 12:00