Alunos do Balneário Rincão recebem uniformes de futsal

Quarenta alunos do projeto Escola Integradora, do Balneário Rincão, foram contemplados na noite dessa segunda-feira, 9, com 40 uniformes para a prática de futsal. O kit contém camisa, calção e meias, além de dez bolas e coletes para treino.

A doação foi feita através do projeto Anjos do Futsal/UNESC, que estimula e viabiliza a prática esportiva em 16 municípios do Sul de Santa Catarina, incluindo o Balneário Rincão. Ao todo mais de 900 crianças são beneficiadas na região.

Na avaliação de Jean Reis, coordenador do projeto Anjos, o mais importante são os valores passados pelos treinadores engajados no projeto, e não as habilidades dos jovens com a bola. “Não importa a raça, a cor, se joga bem ou mal, mas sim como aquele aluno irá aprender lições de disciplina e educação. O nosso foco é a formação do cidadão”, comentou Jean.

Durante a entrega dos uniformes no ginásio da escola Melchíades Bonifácio Espíndola, o coordenador da Escola Integradora no município, Luiz Fernando Cardoso Sabino, destacou a necessidade de manter boas notas para continuar no projeto. A secretária municipal de educação Maria Canever reforçou o discurso, afirmando que o técnico tem liberdade de tirar do time aquele aluno que estiver com notas baixas ou com problemas de disciplina na escola.

“Todos os ídolos que vocês veem no campo, um dia também começaram no futsal. Na quadra se aprende o domínio da bola, do espaço menor para o drible, e isso pode ser colocado em prática no campo”, salientou Sabino.

Todos os alunos do Balneário Rincão, seja da rede estadual ou municipal, podem participar dos projetos da Escola Integradora.

Texto e fotos: Lariane Cagnini (MTB 14196)