Três mil pessoas prestigiam o primeiro dia de Festa da Tainha

Balneário Rincão está em festa. A abertura da 20ª Festa da Tainha, realizada na noite desta quinta-feira, 12, recebeu um público circulante de três mil pessoas, que pretigiaram a largada do evento e o concurso da rainha e princesas que representarão o Município até o próximo ano. De hoje até domingo, a cidade recebe os visitantes de toda região, que participam da vasta programação cultural e gastronômica.

Em cerimônia realizada na noite desta quinta, a festa foi aberta oficialmente. Em clima descontraído, autoridades e o prefeito Décio Góes falaram sobre as expectativas. O chefe do Executivo falou sobre a necessidade de boas parcerias para o sucesso do evento. Ele destacou a importância dos restaurantes e da comissão organizadora, que são os verdadeiros responsáveis pela festa. “Esse é o momento de valorizar a nossa gastronomia pesqueira, a cultura açoriana e nossa identidade como novo município. Agradecer a todos aqueles que apostaram nessa festa durante 18 anos, enquanto ainda não éramos município. Em respeito a essa historia, à nossa cultura, declaro aberta oficialmente a 20ª edição da Festa da Tainha”, declarou o prefeito, abrindo o evento.

O vereador João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33, falou em nome dos restaurantes participantes, e destacou a importância da festa. “O objetivo da festa é consolidar a nossa gastronomia pesqueira. Valorizar nossos pescadores, nosso artesanato. Nesse clima, com certeza realizaremos ainda muitas e muitas festas”, comentou Picollo. Também participaram da cerimônia de abertura o Deputado federal Pedro Uczai, Deputados estaduais Adilor Guglielmi, o Dóia, e José Nei Ascari. Os vereadores João Picollo, Luiz Carlos Pinto, Nilton da Silva, Mauri Viana e o presidente da Câmara de Vereadores Edmilson Braz.

Durante o primeiro dia de festa, a praça de alimentação já apresentou um bom público, principalmente à noite. Quem encerrou a noite foi a Banda Matusa, que animou o público presente. A festa segue até domingo, 15, no Parque de Eventos Beira Mar.

Eleita rainha e princesas

Outro ponte forte da noite de abertura foi a escolha da rainha e princesas de 2014. Dez meninas participaram do desfile, e o corpo de jurados aclamou Tiara Patrícia Leite, 22 anos, rainha da 20ª edição da festa. Surpresa, a jovem de 22 anos disse que fará o que for possível para representar bem o nome do Balneário Rincão, já que ela será rainha de uma festa que representa os costumes da cidade. “Vou representar com muito orgulho essa festa que é sempre divertida, com comida gostosa e show e atrações para toda a família”, declarou a soberana.

Como primeira princesa, quem assume a faixa é Emily Isé, 14 anos. O título de segunda princesa ficou para Michele Bergmann de Farias, 24 anos.

Transmissão da Copa reúne centenas de torcedores

Antes mesmo da abertura da festa, cerca de 300 pessoas se reuniram na Praça de Alimentação para acompanhar o show de abertura da Copa do Mundo, e a estreia do Brasil. Animados, grupos de amigos e famílias acompanharam o jogo em um telão de LED de 5 m de largura por 2 m de altura.

Texto: Lariane Cagnini (MTB 14196)