Visitantes se deliciam com pratos pesqueiros na Festa da Tainha

As delícias da culinária pesqueira estão conquistando cada vez mais os visitantes da 20ª Festa da Tainha do Balneário Rincão. Assim que os restaurantes começam a trabalhar, o movimento se intensifica em busca de sabores novos e pratos diferenciados. Para os mais tradicionais, o que importa mesmo é saborear uma boa tainha, seja ela assada, frita ou preparada na grelha. Para alimentar os cerca de 5 mil visitantes que passaram pela festa nesta sexta-feira, 13, os restaurantes têm apostado em pratos especiais.

Enquanto a Praça de Alimentação vai ficando lotada, os restaurantes intensificam o trabalho e o preparo dos pratos. Entre as tantas opções oferecidas, o casal Kátia Adriana Oliveira e Luiz Sérgio Fernandes Junior, de Içara, optou pela tainha. O prato recebeu total aprovação de Adriana, que também elogiou a festa. “Viemos pela gastronomia e pelos shows. Está bem melhor do que em outros anos, a estrutura aumentou e tem mais opções. Provavelmente vamos voltar no domingo pra almoçar”, planeja Adriana.

Pelo segundo ano na festa, o restaurante Mingo Paellas tem chamado a atenção dos visitantes. Servindo uma Paella Valenciana, à base de frutos do mar e especiarias, o chef uruguaio Domingo Macri está satisfeito com o movimento do restaurante. “O pessoal está achando uma delícia. Nossa aposta é nesse prato, é nosso diferencial”, explicou o chef Mingo, como é mais conhecido.

Para os fãs da tainha, o Restaurante Duarte tem recebido elogios de quem prova o peixe assado de Marlene Adílio da Silveira, a Lena. Assada e com molho de camarão, a tainha da Lena já é conhecida no Balneário Rincão, tanto que ela costuma vender o peixe sob encomenda quando a festa acaba. Trabalhando há mais de 20 anos com cozinha, hoje ela se diz uma especialista em pratos pesqueiros. Feliz com a boa saída de seu prato especial, ela espera que o movimento aumente ainda mais durante o final de semana. “Está muito bom, maior do que no ano passado”.  

Dia de muita música e apresentações culturais  

Mal o relógio marcou 14h e os grupos de terceira idade e de clubes de mães começaram a chegar ao Parque de Eventos Beira Mar. Mais de 200 pessoas se divertiram ao som da Banda Classe A. Depois, foi a vez dos alunos do DJ Lucas mostrarem um pouco de suas habilidades nas picapes, colocando o público para dançar. O projeto Escola Integradora fez duas apresentações, envolvendo alunos e professores da cidade.  

A turma da Cooperativa Mova, de Içara, apresentou duas coreografias de balé. Quem também encantou o público com graça e simpatia foram as meninas da Culture Soul Companhia de Dança, de Criciúma. A Associação Coral Balneário Rincão arrancou aplausos do público durante a execução de quatro músicas.  

Com a praça de alimentação lotada, quem subiu ao palco foi o Satisfasamba, que depois deu espaço para a dupla Léo Júnior e Bruno. O show que encerrou a noite de sexta-feira foi Ronaldo Pinheiro e banda.  

Durante o discurso desta noite, o prefeito Décio Góes agradeceu mais uma vez o público presente e aos restaurantes, e recebeu elogios do Deputado Estadual Jailson Lima, que veio prestigiar a festa. “Esse evento cresce a cada ano, ganha espaço, divulgação, e eu quero parabenizar a todos da organização por essa bela festa”, encerrou o deputado.  

Também visitaram a festa nesta sexta-feira o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon e os vereadores Pedro Lino, Airton Ferreira, José Eloir do Nascimento, Charles da Rosa e o presidente do Legislativo Edmilson Braz.