Público prestigia Desfile das Festas Regionais na 20ª Festa da Tainha

O colorido dos vestidos e trajes típicos, a simpatia das soberanas e o orgulho de suas origens: essa mistura perfeita foi a marca da tarde deste sábado na 20ª Festa da Tainha do Balneário Rincão. Comitivas de festas da região visitaram o Parque de Eventos Beira Mar, esbanjando simpatia por onde passavam. Todos foram recepcionados pela corte do Balneário Rincão e pelo prefeito Décio Góes.

Um a um, os grupos percorreram a Praça de Alimentação em desfile. Depois, cada comitiva subiu ao palco para falar de suas origens e cultura local, além de fazer o convite para suas festas tradicionais. Participaram do encontro de Festas Regionais os municípios de Urussanga, Içara, Criciúma, Cocal do Sul e Nova Veneza.

O anfitrião Décio Góes se disse satisfeito com a participação das outras festas, e feliz pela acolhida. “Esse encontro é mais um incentivo para fazer a integração do turismo regional, estreitar a relação entre os municípios. Estava tudo maravilhoso, um espetáculo”, declarou Décio.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Giliard Cesconetto Gava, é importante que os municípios sejam parceiros e divulguem suas festas, pois todos saem ganhando. “O Balneário Rincão é o ponto de encontro da região, e tem aproveitado sua origem açoriana e pesqueira para tornar-se referência”, destacou Giliard. Ele aproveitou para convidar os presentes para a X Festa da Gastronomia, de 19 a 22 de junho.

Na avaliação de Daniela Mondardo, diretora de Cultura e Turismo de Urussanga, dar cada vez mais espaço para as festas de cidades vizinhas é algo a ser celebrado. “Nós somos uma festa regional, então é muito importante visitar as cidades vizinhas. É excelente esse espaço organizado, onde o foco somos nós, nossas festas. O Rincão está de parabéns”, comentou Daniela. A XV Festa do Vinho, em Urussanga, será de 6 a 10 de agosto.

Lariane Cagnini (MTB 14196)