Balneário Rincão recebe ônibus escolar

A semana começou com boas notícias para a Administração Municipal do Balneário Rincão. Na tarde desta segunda-feira, 16, foi entregue um dos três ônibus que a cidade receberá do Ministério da Educação, através do programa Caminho da Escola.

O modelo Senior Midi, com capacidade para 48 passageiros, teve um custo total de R$ 227.780,00, e foi totalmente custeado pelo Governo Federal através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O município deve receber em breve os outros dois veículos, de porte menor, que também serão direcionados ao transporte escolar.

Na avaliação do prefeito Décio Góes, o município ser contemplado com esses veículos é de extrema importância, complementando a frota e melhorando ainda mais o serviço de transporte escolar. “Nós já adquirimos dois ônibus próprios, mais um que herdamos de Içara, recebemos esse hoje e ainda vem mais dois. Ou seja, em um ano, passamos de um ônibus para seis, e isso é uma grande conquista”, destacou Décio.

Ele lembrou ainda que o município oferece gratuitamente o transporte para os alunos da rede pública, através do Programa de Transporte Escolar. Além disso, os alunos de ensino médio, ensino técnico e de cursos superiores que estudam em Içara ou Criciúma também têm transporte do município pelo Programa de Transporte Estudantil.

A secretária municipal de educação, Maria Canever, destacou a importância da chegada do novo ônibus, que também deve ajudar a diminuir os custos que a administração tem com o transporte. Ela explica que hoje pelo menos 14 ônibus são terceirizados para atender à demanda, já que são atendidos mais de 1,2 mil alunos com o transporte escolar entre as redes municipal e estadual de ensino.

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.