Famílias contempladas visitam condomínio Deobaldo Pacheco

O sonho da casa própria – e legalizada – está cada dia mais perto de se realizar para 100 famílias do Balneário Rincão. O Condomínio Deobaldo Pacheco, na Zona Sul do município, recebeu durante toda a sexta-feira, dia 20, a visita dos futuros moradores, que foram conhecer as instalações e ver mais de perto a nova moradia.

Foram selecionados para morar no condomínio idosos, portadores de deficiência, famílias em condição de vulnerabilidade social e pessoas que habitam as áreas de sambaquis (cemitérios indígenas de milhares de anos, que devem ser preservados).  As chaves das novas residências serão entregues até o dia 30 deste mês.

Entre os contemplados está dona Ana Prudêncio, 68 anos. A idosa irá morar sozinha em uma das casas, porém foi conhecer o condomínio na companhia da nora, Fátima, e de dois netos. Encantada com a nova moradia, dona Ana não conseguia se acalmar, alternando as emoções entre choro e alegria. “Espera que eu vou olhar de novo antes de ir”, avisou à nora. “Quero deixar essa casinha como uma flor, colocar tapetinho, deixar linda. Se tivesse aberto eu já queria ficar, não posso ficar?”, brincou a idosa.

Na mesma situação de dona Ana está Vera Maria Pereira Selau, 42 anos. Ela também mora em Área de Preservação Permanente (APP), e terá que se mudar. Embora tenha que deixar sua casa para trás, ela está contente com o novo lar e não vê a hora de se mudar na companhia do filho de 9 anos. “É maravilhosa a casa aqui. Sair de um lugar caindo aos pedaços e vir pra cá, tudo novinho, fechado, cercado, com segurança, é outra vida. Lá eu era dona, mas não era, pois não tinha nada no papel. Aqui vai ser meu, tudo certinho”, comemorou a diarista.

As famílias foram selecionadas conforme critérios federais e municipais. Em nível federal, as exigências são renda de até R$ 1.600 e prioridade para pessoas com deficiência, idosos, moradores de áreas de risco ou em vulnerabilidade e mulheres chefes de família. As exigências no âmbito municipal são morar no Balneário Rincão a mais de cinco anos, residir nos bairros próximos ao empreendimento e estar inscrito no Cadastro Único da Governo Federal, possuindo filhos menores de 18 anos.

Sorteio das casas será na próxima segunda, 23

Na próxima segunda-feira, 23, os contemplados têm uma reunião marcada no Centro Comunitário do Balneário Rincão, às 9h. No encontro, a Caixa vai tirar dúvidas e solicitar os últimos documentos necessários. Também haverá o sorteio dos moradores, que pela ordem definida, irão escolher qual casa querem morar. Com a unidade habitacional definida, a documentação segue para ser finalizada.  As famílias que irão morar no condomínio terão que arcar com parcelas que correspondem a 5% da renda familiar.

Texto e fotos: Lariane Cagnini (MTB 14196)