Balneário Rincão se prepara para risco de ciclone

A Administração Municipal do Balneário Rincão está alerta para o risco de chuva forte previsto para esse final de semana. Segundo previsão do Epagri/Ciram, pode chover cerca de 300 mm no acumulado, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos, principalmente na Serra e no Sul, devido a um ciclone.

Junto com o prefeito Décio Góes, equipes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura e Serviços formaram a Comissão Pró-Defesa Civil, que ficará em alerta durante os próximos três dias – a partir desta madrugada – acompanhando o volume de chuva e eventuais danos no Balneário Rincão. “Preocupados com as previsões e já fazendo um exercício de simular possíveis situações, criamos uma rede de apoio para atuar de maneira emergencial para o que poderemos enfrentar nos próximos dias”, concluiu o prefeito Décio Góes.

Para a noite desta quinta-feira, 26, a comissão já trabalhará em sistema de plantão: o atendimento será prestado 24 horas, através dos telefones: 3468-4541, 9994-2235 e 9106-2235. A Administração Municipal está com um Plano de Ação preparado para ser aplicado em todas as áreas do Município, em caso de necessidade.

A comissão Pró-Defesa Civil contará também com o apoio dos órgãos de Segurança e do Jeep Clube de Içara.

Durante a tarde desta quinta-feira, o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, foi até a Zona Sul do município ver de perto a situação de algumas ruas, terrenos e valas. Ele foi  acompanhado  pelo diretor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Róger Guimarães, e pelos vereadores João Picollo e Luiz Carlos Pinto.

Depois de levantarem o diagnóstico das ruas, a comissão se reuniu e decidiu pelo plantão de alguns serviços específicos. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços, por exemplo, fará plantão, caso haja necessidade de desobstruções. Além disso, trabalhará durante os próximos dias, abrindo valas e amenizando as situações mais urgentes. Assim também trabalhará a secretaria de Assistência Social, com apoio da secretaria de Saúde para o caso de necessidades de abrigamentos.

O coordenador da Defesa Civil veio ao município para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, e alertar os prefeitos presentes no encontro. “A Defesa Civil está se aproximando cada vez mais dos municípios, nós queremos atuar também no alerta e na prevenção, e não somente quando o problema se efetiva”, declarou Rosinei.