Alunos do Melchíades participam do Programa Saúde na Escola

Cerca de 700 alunos da Escola Melchíades Bonifáco Espídola, no Balneário Rincão, tiveram uma atividade diferente nesta quinta-feira, 3.  Uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) atuou durante todo o dia na escola, cadastrando todos os alunos no programa.

A parceria entre as secretarias de Educação e Saúde terá como resultado um diagnóstico de como estão se desenvolvendo as crianças e os adolescente do município. Para isso, todos os alunos foram pesados e tiveram a altura medida.

Segundo uma das enfermeiras que atua no programa, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, foram atendidas doze turmas no período da manhã e doze à tarde. “Todas as escolas da cidade participam e depois que os dados estiverem computados, a escola recebe um retorno. Os casos mais graves são acompanhados de perto”, explicou Camila.

A nutricionista de alimentação escolar do município, Angela Cristina Rossa Courinos, conta que o acompanhamento dos alunos da rede municipal já é uma das funções da nutrição escolar. Porém, dessa vez o programa atinge também as escolas estaduais, contemplando todo o Balneário Rincão.

Entre os objetivos do programa está a promoção da saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde. Outro ponto importante do projeto é fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

O programa

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.