Começa o curso de Pedreiro de Alvenaria e Ceramista no Balneário Rincão

Dez moradores do Balneário Rincão iniciaram na noite desta quinta-feira, 3, uma nova etapa de aprendizado em suas vidas. Começou na escola Arroio Rincão o curso de Pedreiro de Alvenaria e Ceramista, qualificação profissional oferecida pela Administração Municipal em parceria com o Instituto Federal de Educação (IFSC).

Na aula inaugural, a maioria dos presentes eram mulheres, o que deixou os professores animados. A profissão de pedreiro, popularmente conhecida por ser direcionada aos homens, ganha mais delicadeza e criatividade nas mãos habilidosas das mulheres.

Uma das alunas, Ireni da Rosa Marques, de 59 anos, está de volta à sala de aula para se aperfeiçoar. Ela trabalhou durante anos no ramo de obras, porém sempre como ajudante do marido. Hoje, ela busca conhecimento tanto para realizar as obras na própria casa quanto para trabalhar fora. “Estou bem ansiosa para começar as aulas. Apesar da idade, não penso em parar, ainda mais que o saber não ocupa espaço”, conclui a dona de casa.

Empolgado com o início de mais um curso técnico no município, o prefeito Décio Góes deu as boas-vindas aos alunos, desejando sucesso e crescimento pessoal e profissional a partir da oportunidade que eles estão vivendo. “Parabéns pela iniciativa, e principalmente para as mulheres, que ocupam a metade das vagas. Quando terminarem esse curso, podem ter certeza que terão em mãos um certificado de alto conceito, de uma instituição referência no ensino técnico no país”, complementou.

As aulas ocorrem nas quartas e quintas à noite, e no sábado a turma vai a campo para as aulas práticas. Este é o sétimo curso de capacitação técnica que está em andamento no Balneário Rincão, e ainda há vagas no curso de Zeladoria, através do programa Mulheres Mil do Governo Federal.